Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58660
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | KRAMER, Raphael Harry Frederico Ribeiro | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Evellyn Priscila Correia dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T12:17:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T12:17:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Evellyn Priscila Correia dos. Proposta de aplicação web para resolução de problemas de roteamento de veículos com restrições de capacidade. 2024. 73 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58660 | - |
dc.description.abstract | A importância estratégica da roteirização de veículos na logística revela a necessidade de otimização de rotas para redução de custos operacionais, melhoria da eficiência no transporte de mercadorias e para o aumento dos níveis de satisfação do cliente. O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma aplicação web para resolver problemas de roteamento de veículos com restrições de capacidade (CVRP), visando atender às demandas das empresas em busca de soluções práticas e eficazes para aprimorar sua logística. A solução proposta adota duas abordagens distintas: (a) uma abordagem exata, utilizando um modelo de programação linear inteira mista; e (b) uma abordagem aproximada, que utiliza a meta-heurística Busca Tabu (TS). Estas abordagens consideram as restrições operacionais inerentes ao CVRP para gerar rotas otimizadas, permitindo ao usuário escolher o método de resolução mais adequado. Os resultados dos experimentos com instâncias públicas demonstram a eficácia da ferramenta desenvolvida. Além disso, foi possível concluir que instâncias menores são resolvidas de forma satisfatória pelo método exato, enquanto para instâncias maiores, as heurísticas apresentaram melhores resultados em tempos de execução viáveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Otimização combinatória | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa operacional | pt_BR |
dc.subject | Heurísticas | pt_BR |
dc.subject | Meta-heurísticas | pt_BR |
dc.subject | Problemas de roteamento de veículos com restrições de capacidade | pt_BR |
dc.title | Proposta de aplicação web para resolução de problemas de roteamento de veículos com restrições de capacidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6100360879284224 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The strategic importance of vehicle routing in logistics highlights the need to optimize routes to reduce operational costs, enhance transportation efficiency, and improve customer satisfaction levels. This work involves the development of a web application designed to solve capacitated vehicle routing problems (CVRP), aimed at meeting the demands of companies seeking practical and effective logistics solutions. The proposed solution employs two distinct approaches: (a) an exact approach using a mixed-integer linear programming (MILP) model; and (b) an approximate approach utilizing the Tabu Search (TS) metaheuristic. These approaches account for the operational constraints inherent to CVRP to generate optimized routes, providing users with the option to select the most suitable resolution method. Experimental results with public instances demonstrate the effectiveness of the developed tool. Furthermore, it was observed that smaller instances are satisfactorily resolved by the exact method, whereas heuristics yielded better results within feasible execution times for larger instances. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Evellyn Priscila Correia dos Santos.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons