Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58672

Compartilhe esta página

Título: O “ESPECIAL” NA EDUCAÇÃO, O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor(es): KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães
REBELO, Andressa Santos
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado; educação especial; educação inclusiva
Data do documento: Abr-2011
Citação: KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos. O “ESPECIAL” NA EDUCAÇÃO, O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E A EDUCAÇÃO ESPECIAL. 6° Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. Nova Almeida - Serra - ES. Abril de 2011. p.1-17
Abstract: A educação especial, em sua história, tem proposto formas de atendimento que variaram entre “atendimento especializado” (de habilitação/reabilitação e/ou educacional) e “atendimento educacional especializado”. Essas formas ocorreram com forte caráter médico/clínico e prioritariamente segregado. Este trabalho propôs-se a conhecer a constituição do “atendimento especializado” no Brasil. Para seu desenvolvimento buscou-se: 1. Levantar de que forma se define educação especial nos documentos do Ministério da Educação, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961; 2. Identificar o conceito de “atendimento especializado” ou “atendimento educacional especializado” utilizado em cada documento e os serviços previstos como esses tipos de recursos. Conclui-se identificando mudanças significativas nos discursos registrados nos documentos estudados.
Descrição: Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58672
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KASSAR O Especial na Educação. p.1-17 .pdf
  Acesso restrito
166,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.