Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58679

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACEDO, Renato Mahon-
dc.contributor.authorNUNES NETO, Paulo Mergulhao-
dc.date.accessioned2024-11-08T16:33:09Z-
dc.date.available2024-11-08T16:33:09Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-11-08-
dc.identifier.citationNUNES NETO, Paulo Mergulhão. Avaliação de defeitos na superfície de pavimento flexível por meio do ortomosaico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58679-
dc.description.abstractO sistema rodoviário brasileiro é predominantemente composto por pavimento flexível, sendo essencial no transporte de passageiros e cargas no país; e, como toda estrutura, está sujeito ao aparecimento de defeitos. Nos últimos anos, o uso de drones tem se destacado cada vez mais em diferentes áreas como uma ferramenta versátil para fins de mapeamento e inspeção. Com imagens de alta qualidade, estes dispositivos possibilitam a geração de diversos produtos fotogramétricos, como o ortomosaico georreferenciado, que fornecem informações precisas da região desejada. O presente trabalho analisa a viabilidade do ortomosaico como ferramenta na identificação dos defeitos que ocorrem na superfície de pavimentos flexíveis, definidos pela norma DNIT 005/2003. O estudo foi realizado por meio do método conhecido como fotogrametria aérea, no qual foi utilizado um drone para realizar a captura de imagens aéreas. As imagens foram processadas no software DroneDeploy, onde foi gerado o ortomosaico georreferenciado. A partir disso, os quantitativos dos defeitos identificados no ortomosaico foram levantados e comparados aos dados reais da área de estudo, obtidos por um levantamento de campo. O método aerofotogramétrico apresentou vantagens em relação à aquisição dos dados, demandando menos tempo e esforço quando comparado ao levantamento de campo. A análise comparativa entre os quantitativos apresentou resultados significativos para o ortomosaico, no qual foi possível identificar quase todos os tipos de defeitos observados em campo, com os seguintes percentuais de acerto: trincas isoladas longitudinais curtas (0%) e longas (100%), transversais curtas (0%) e longas (0%); trincas interligadas tipo couro de jacaré sem erosão acentuada (75%), e com erosão acentuada (29%); escorregamentos (100%); desgastes (43%); panelas (96%); remendos (140%). Apesar de algumas limitações, o ortomosaico demonstrou potencial como ferramenta para identificação dos defeitos observados em pavimentos flexíveis, com percentuais de acerto relevantes para boa parte dos tipos de defeitos identificados.pt_BR
dc.format.extentp.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDefeitos em pavimento flexívelpt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectOrtomosaicopt_BR
dc.titleAvaliação de defeitos na superfície de pavimento flexível por meio do ortomosaico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6232274542543496pt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian road system is predominantly composed of flexible pavement, being essential for the transportation of passengers and cargo in the country; and, like any structure, it is subject to the appearance of defects. In recent years, the use of drones has increasingly stood out in various fields as a versatile tool for mapping and inspection purposes. With highquality images, these devices enable the generation of several photogrammetric products, such as the georeferenced orthomosaic, which provides accurate information about the desired area. This study analyzes the feasibility of the orthomosaic as a tool for identifying defects that occur on the surface of flexible pavements, as defined by the DNIT 005/2003 standard. The research was conducted using the method known as aerial photogrammetry, in which a drone was employed to capture aerial images. The images were processed in the DroneDeploy software, where the georeferenced orthomosaic was generated. From this, the quantities of the defects identified in the orthomosaic were surveyed and compared to the real data from the study area, obtained through a field survey. The aerophotogrammetric method showed advantages regarding data acquisition, requiring less time and effort compared to the field survey. The comparative analysis between the quantities showed significant results for the orthomosaic, in which it was possible to identify almost all types of defects observed in the field, with the following accuracy percentages: short isolated longitudinal cracks (0%) and long cracks (100%), short transverse cracks (0%) and long cracks (0%); interconnected alligator cracks without severe erosion (75%), and with severe erosion (29%); slippages (100%); wear (43%); potholes (96%); patches (140%). Despite some limitations, the orthomosaic demonstrated potential as a tool for identifying the defects observed in flexible pavements, with relevant accuracy percentages for a good portion of the identified defect types.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paulo Mergulhão Nunes Neto.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons