Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58689

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Rauany Natércia Freire de-
dc.date.accessioned2024-11-08T20:47:11Z-
dc.date.available2024-11-08T20:47:11Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-11-07-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Rauany Natércia Freire de. Dinâmicas de interação no Witchtok Brasil: explorando comunidades bruxas no tiktok. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Comunicação Social - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58689-
dc.description.abstractA presente pesquisa visa observar e analisar as interações sociais na internet, com foco específico na plataforma TikTok. O estudo investiga como as tribos (Ramalho, 2010) se formam e se desenvolvem no meio digital, e quais os impactos do uso de algoritmos (Pariser, 2012) na formação de grupos (Godin, 2013) nas mídias sociais. O grupo de análise escolhido é o WitchTok, uma comunidade do TikTok dedicada a conteúdos relacionados à bruxaria (Russell; Alexander, 2019). A escolha dessa comunidade se deve à escassez de estudos nacionais sobre o tema. Utilizamos uma abordagem teórica para entender a história das comunidades de bruxaria e a percepção geral da sociedade sobre elas. A metodologia adotada foi qualitativa e as técnicas de pesquisa bibliográfica e netnográfica a partir de Kozinets (2014), pois essa possibilita uma análise participante das interações mediadas por computador, uma vez que a autora esteve imersa na comunidade por um período significativo. Observou-se que grande parte das interações na comunidade WitchTok Brasil se caracteriza por uma abordagem didática, com os membros demonstrando um forte interesse em aprender, ensinar e compartilhar conhecimentos sobre bruxaria e misticismo. Além disso, foi observado que as interações via comentários são predominantemente amigáveis e colaborativas.pt_BR
dc.format.extent110p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectBruxaspt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectWitchtokpt_BR
dc.titleDinâmicas de interação no Witchtok Brasil: explorando comunidades bruxas no TikTok.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2798790831999315pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to observe and analyze social interactions on the internet, specifically focusing on the TikTok platform. The study investigates how tribes (Ramalho, 2010) form and develop in the digital environment and the impacts of algorithm use (Pariser, 2012) on group formation (Godin, 2013) in social media. The chosen group for analysis is WitchTok, a TikTok community dedicated to content related to witchcraft (Russell; Alexander, 2019). The choice of this community is due to the lack of national studies on the topic. We used a theoretical approach to understand the history of witchcraft communities and the general societal perception of them. The adopted methodology was qualitative, employing bibliographic and netnographic research techniques based on Kozinets (2014), as this allows a participatory analysis of computer-mediated interactions, with the author having been immersed in the community for a significant period. It was observed that a large part of the interactions in the WitchTok Brazil community is characterized by a didactic approach, with members showing a strong interest in learning, teaching, and sharing knowledge about witchcraft and mysticism. Additionally, interactions via comments were predominantly friendly and collaborative.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rauany Natércia Freire de Vasconcelos.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons