Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58692

Compartilhe esta página

Título: Movimento Empresa Júnior na Universidade Federal de Pernambuco: o que dizem os egressos do curso de Administração do Centro Acadêmico do Agreste?
Autor(es): ALVES, Katarina de Oliveira
Palavras-chave: Empresa Júnior; Empregabilidade; Formação empreendedora; Mercado de trabalho; Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais (soft e hard skills)
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: ALVES, Katarina de Oliveira. Movimento Empresa Júnior na Universidade Federal de Pernambuco: o que dizem os egressos de Administração do Centro Acadêmico do Agreste?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: É preciso ter atenção ao hiato entre a formação profissional do indivíduo e as qualificações exigidas pelas empresas. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) consiste em uma iniciativa que busca experiências de empreendedorismo e do mercado de trabalho para estudantes graduandos, principalmente do curso de Administração. A presente pesquisa tem como foco de estudo os estudantes egressos do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste que fizeram parte da Agreste Consultoria JR. Objetivou-se: apresentar o MEJ no curso de Administração do CAA/UFPE; conhecer a experiência de formação empreendedora de egressos no MEJ; identificar as principais características de empreendedorismo presentes na experiência dos egressos; e sistematizar a contribuição do MEJ na formação de empreendedores para o curso de Administração do CAA/UFPE. É um estudo de caso com objetivo descritivo, cujo sujeitos da pesquisa foram seis egressos do curso de Administração da referida instituição e a análise de dados se deu por interpretação dos dados e Análise de Conteúdo. Três categorias emergiram: (i) prática, (ii) contato com outras empresas e (iii) relacionamento MEJ versus Universidade, onde na primeira conclui-se que o MEJ auxiliou os estudantes a conectar a teoria com a prática, para a segunda aponta-se a influência do MEJ na empregabilidade dos sujeitos da pesquisa, e, por fim, para a terceira categoria percebeu-se a ausência de suporte dos professores e da IES como um todo em relação ao MEJ.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58692
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Katarina de Oliveira Alves (1).pdf
  Item embargado até 2025-11-07
1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons