Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58748
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Cacilda Soares de | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Isabel de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T22:26:14Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T22:26:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-09 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Isabel de Araújo. Bacharelado em ciências contábeis: percepção dos estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco quanto a escolha da profissão. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58748 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos do ensino médio acerca da profissão contábil. Além disso, visa identificar o conhecimento, o interesse e as expectativas desses estudantes em relação à carreira de contabilidade. Para tanto, foram aplicados dois questionários online, distribuídos via Google Forms, e realizada uma apresentação para o grupo de alunos. O primeiro questionário abordou a identificação dos respondentes, como gênero, idade e curso técnico, além de mapear o conhecimento sobre a contabilidade e a profissão de contador. Posteriormente, foi realizada uma apresentação sobre as funções, habilidades, áreas de atuação e mercado de trabalho na contabilidade e distribuído um segundo questionário para mapear a percepção dos alunos após a apresentação. A análise das respostas revelou que muitos estudantes associam a contabilidade à área de exatas, destacando o uso da matemática como principal atividade do contador. No entanto, após a apresentação 62,5% dos alunos demonstraram interesse em buscar mais informações sobre a profissão. Inicialmente apenas 10% dos alunos manifestaram interesse em seguir a carreira contábil, posterior a apresentação, 75% responderam que talvez considerariam a profissão. O estudo evidencia a importância de informar e educar os jovens sobre as diversas possibilidades e a relevância da contabilidade, desmistificando conceitos errôneos e promovendo uma visão mais ampla e precisa da profissão. | pt_BR |
dc.format.extent | 57 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Percepção estudantil | pt_BR |
dc.subject | Profissão contábil | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Bacharelado em ciências contábeis: percepção dos estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco quanto a escolha da profissão. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1552411299073876 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to identify the perception of high school students about the accounting profession. Furthermore, it aims to identify the knowledge, interest and expectations of these students in relation to an accounting career. To this end, two online questionnaires were administered, distributed via Google Forms, and a presentation was made to the group of students. The first questionnaire addressed the identification of respondents, such as gender, age and technical course, in addition to mapping knowledge about accounting and the accounting profession. Subsequently, a presentation was made on the functions, skills, areas of activity and the job market in accounting and a second questionnaire was distributed to map the students' perception after the presentation. Analysis of the responses revealed that many students associate accounting with the exact area, highlighting the use of mathematics as the accountant's main activity. However, after the presentation 62.5% of students showed interest in seeking more information about the profession. Initially, only 10% of students expressed interest in pursuing an accounting career, after the presentation, 75% responded that they would perhaps consider the profession. The study highlights the importance of informing and educating young people about the different possibilities and relevance of accounting, demystifying erroneous concepts and promoting a broader and more accurate view of the profession. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isabel de Araújo Cavalcanti.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons