Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58748

Comparte esta pagina

Título : Bacharelado em ciências contábeis: percepção dos estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco quanto a escolha da profissão.
Autor : CAVALCANTI, Isabel de Araújo
Palabras clave : Contabilidade; Ensino médio; Percepção estudantil; Profissão contábil; Educação
Fecha de publicación : 6-sep-2024
Citación : CAVALCANTI, Isabel de Araújo. Bacharelado em ciências contábeis: percepção dos estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco quanto a escolha da profissão. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos do ensino médio acerca da profissão contábil. Além disso, visa identificar o conhecimento, o interesse e as expectativas desses estudantes em relação à carreira de contabilidade. Para tanto, foram aplicados dois questionários online, distribuídos via Google Forms, e realizada uma apresentação para o grupo de alunos. O primeiro questionário abordou a identificação dos respondentes, como gênero, idade e curso técnico, além de mapear o conhecimento sobre a contabilidade e a profissão de contador. Posteriormente, foi realizada uma apresentação sobre as funções, habilidades, áreas de atuação e mercado de trabalho na contabilidade e distribuído um segundo questionário para mapear a percepção dos alunos após a apresentação. A análise das respostas revelou que muitos estudantes associam a contabilidade à área de exatas, destacando o uso da matemática como principal atividade do contador. No entanto, após a apresentação 62,5% dos alunos demonstraram interesse em buscar mais informações sobre a profissão. Inicialmente apenas 10% dos alunos manifestaram interesse em seguir a carreira contábil, posterior a apresentação, 75% responderam que talvez considerariam a profissão. O estudo evidencia a importância de informar e educar os jovens sobre as diversas possibilidades e a relevância da contabilidade, desmistificando conceitos errôneos e promovendo uma visão mais ampla e precisa da profissão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58748
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isabel de Araújo Cavalcanti.pdf1,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons