Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58787

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, Antonio de Souza-
dc.contributor.authorTEODOZIO, Deyse Kérolly Duarte-
dc.date.accessioned2024-11-13T13:53:39Z-
dc.date.available2024-11-13T13:53:39Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-11-07-
dc.identifier.citationTEODOZIO, Deyse Kérolly Duarte. Análise do Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Um Estudo nas Disciplinas Básicas do Ensino Médio de Escolas Públicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58787-
dc.description.abstractEste estudo se concentra em analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas disciplinas básicas do Ensino Médio em escolas públicas, buscando entender como essas ferramentas influenciam o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes- PE. Adotou-se uma abordagem descritiva e quantitativa, utilizando uma análise fatorial para interpretar os dados obtidos. Foram coletadas 172 respostas por meio do questionário aplicado aos alunos, para identificar a frequência de uso das TDICs nas disciplinas básicas. A análise dos resultados revelou um nível de desigualdade de gênero no uso das ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. Constatou-se também que os dispositivos tecnológicos mais utilizados pelos estudantes são os dispositivos móveis, computadores, softwares, aplicativos educacionais e projetores. Por outro lado, ferramentas como o quadro interativo e a lousa digital são pouco utilizadas, evidenciando que, apesar de disponíveis em algumas escolas, esses recursos ainda não foram integrados nas aulas. Observou-se que a presença das TDICs na sala de aula está diretamente relacionada ao processo de ensino e aprendizagem dentro disciplinas como aparatos essenciais para a construção do conhecimento e o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Além disso, os resultados da análise mostram dificuldades existentes com relação a infraestrutura adequada para utilização dessas ferramentas tecnológicas, como a falta de computadores, internet de qualidade e outros equipamentos necessários, o que limita a capacidade dos alunos e professores efetivar o uso eficaz das TIDCs.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.subjectTecnologia Digital da Informação e Comunicação.pt_BR
dc.subjectGestão da Informação.pt_BR
dc.titleANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3762188159538187pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2420967612961881pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes the use of Digital Information and Communication Technologies in basic high school subjects in public schools, seeking to understand how these tools influence the teaching and learning process. The research was conducted in five public schools in the Jaboatão dos Guararapes- PE municipality. A descriptive and quantitative approach was adopted, using factor analysis to interpret the data obtained. 172 responses were collected through the questionnaire applied to students, to identify the frequency of use of TDICs in basic subjects. Analysis of the results revealed a level of gender inequality in the use of technological tools in the school environment. It was also found that the technological devices most used by students are mobile devices, computers, software, educational applications and projectors. On the other hand, tools such as interactive whiteboards and digital whiteboards are little used, showing that, despite being available in some schools, these resources have not yet been integrated into classes. It was observed that the presence of TDICs in the classroom is directly related to the teaching and learning process within subjects as essential devices for the construction of knowledge and the development of pedagogical activities. Furthermore, the results of the analysis show existing difficulties in relation to adequate infrastructure for the use of these technological tools, such as the lack of computers, quality internet and other necessary equipment, which limits the ability of students and teachers to effectively use TIDCs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-9596-8310pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Deyse Kérolly Duarte Teodozio.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons