Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58787

Share on

Title: ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS.
Authors: TEODOZIO, Deyse Kérolly Duarte
Keywords: Aprendizagem.; Ensino.; Tecnologia Digital da Informação e Comunicação.; Gestão da Informação.
Issue Date: 17-Oct-2024
Citation: TEODOZIO, Deyse Kérolly Duarte. Análise do Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Um Estudo nas Disciplinas Básicas do Ensino Médio de Escolas Públicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo se concentra em analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas disciplinas básicas do Ensino Médio em escolas públicas, buscando entender como essas ferramentas influenciam o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes- PE. Adotou-se uma abordagem descritiva e quantitativa, utilizando uma análise fatorial para interpretar os dados obtidos. Foram coletadas 172 respostas por meio do questionário aplicado aos alunos, para identificar a frequência de uso das TDICs nas disciplinas básicas. A análise dos resultados revelou um nível de desigualdade de gênero no uso das ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. Constatou-se também que os dispositivos tecnológicos mais utilizados pelos estudantes são os dispositivos móveis, computadores, softwares, aplicativos educacionais e projetores. Por outro lado, ferramentas como o quadro interativo e a lousa digital são pouco utilizadas, evidenciando que, apesar de disponíveis em algumas escolas, esses recursos ainda não foram integrados nas aulas. Observou-se que a presença das TDICs na sala de aula está diretamente relacionada ao processo de ensino e aprendizagem dentro disciplinas como aparatos essenciais para a construção do conhecimento e o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Além disso, os resultados da análise mostram dificuldades existentes com relação a infraestrutura adequada para utilização dessas ferramentas tecnológicas, como a falta de computadores, internet de qualidade e outros equipamentos necessários, o que limita a capacidade dos alunos e professores efetivar o uso eficaz das TIDCs.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58787
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Deyse Kérolly Duarte Teodozio.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons