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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58847
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Título: | Alfabetização em Pernambuco na retomada do ensino presencial : o que dizem as alfabetizadoras |
Autor(es): | VITOR, Karla Karoline Silva |
Palavras-chave: | Alfabetização; Letramento; Práticas docentes |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | VITOR, Karla Karoline Silva. Alfabetização em Pernambuco na retomada do ensino presencial: o que dizem as alfabetizadoras. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo analisar o que dizem as alfabetizadoras de Pernambuco sobre suas práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes, nos anos iniciais, no retorno às aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Participaram da pesquisa, quatro professoras efetivas da rede pública de ensino de Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata e Itaíba, que estiveram no exercício da docência em turmas de 3o, 4o ou 5o anos do Ensino Fundamental, no período de retorno às aulas presenciais. Adotamos uma abordagem de pesquisa qualiquantitativa, pois nosso percurso metodológico foi dividido em duas etapas: aplicação de questionário e a realização de grupo focal. O questionário contribuiu para uma análise de tendências no retorno presencial das aulas, traçando o perfil dos docentes dos anos iniciais, conhecendo os desafios encontrados por eles, o diagnóstico da aprendizagem dos alunos neste momento, suas opiniões sobre uso das tecnologias. A partir deste procuramos os professores para participarem do grupo focal, no qual buscamos uma compreensão mais aprofundada sobre o retorno às aulas, na perspectiva de ouvir as narrativas das professoras participantes sobre suas práticas pedagógicas, sobre principalmente os desafios encontrados e estratégias traçadas para o ensino da leitura e da escrita. Para tal, usamos o roteiro semi-estruturado de perguntas pertinentes à nossa pesquisa para guiar as discussões no grupo. As professoras refletiram sobre as “marcas” deixadas pela pandemia em seu fazer docente, apontaram como um dos principais desafios lidar com o medo que sentiam de se exporem, ficando angustiadas e apreensivas. Situação que também perceberam nas crianças e suas famílias que comprometeu a frequência escolar. No retorno às aulas as professoras avaliaram que os problemas nas aprendizagens dos alunos se agravaram, pois havia muitos alunos com problemas nas aprendizagens de leitura e escrita. Então, as professoras desenvolveram em suas práticas pedagógicas estratégias que atendessem as heterogeneidades de conhecimentos dos alunos com atividades voltadas para o acolhimento dos alunos e suas famílias e a ludicidade para trabalhar o sistema de escrita alfabética e a leitura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58847 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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