Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58853
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEWIS, Liana | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Juliana Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T19:05:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T19:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Santana de. Barreiras da inclusão escolar para as pessoas com deficiência intelectual. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58853 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata das barreiras atitudinais que existem nas escolas públicas do município de Recife e que dificultam a inclusão escolar das pessoas com deficiência intelectual nas turmas regulares e suas modalidades de ensino. E o papel do professor para identificar essas barreiras e eliminá-las é fundamental, pois pelo fato desses profissionais atuarem diretamente com os estudantes no processo do ensino-aprendizagem, eles podem contribuir para transformar a lógica determinista de uma sociedade excludente, para uma lógica inclusiva e humanizadora. Por isso que a conscientização desses professores para a mudança de sua prática educativa, é importante para tornar o processo da inclusão escolar possível de ser realizado. No entanto, há fatores que impedem que essa conscientização se concretize, como as relações de poder que são legitimadas e justificadas como parte de uma ordem social que precisa existir. E sendo essa ordem social excludente, o capital cultural e simbólico que se impõe como formação do habitus desses professores, bem como as regras do campo escolar, baseiam-se no reforço dos interesses de uma classe dominante que visa seus interesses individuais e sua manutenção no poder. Para essa classe, não há interesse na transformação dos valores sociais e nem da lógica que fundamenta a ordem social, porque isso acarretaria a perda de privilégios. E é por isso que uma prática educativa para a liberdade e a emancipação de todas e todos precisa ser levada a sério, e os professores, por serem os responsáveis por executar essa prática, podem e devem responsabilizar-se para que as escolas não sejam espaços de uma reprodução social excludente e sim de inclusão da diversidade humana. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Barreiras atitudinais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.title | Barreiras da inclusão escolar para as pessoas com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0152009253566020 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5071483376726546 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is about the attitudinal barriers in Recife public school and that hinder the inclusion of people with intellectual disabilities in regular groups and their teaching modalities. And the role of the teacher in identifying these barriers and eliminating them is fundamental, because since these professionals work directly with students in the teaching-learning process, they can contribute to transform the deterministic logic of an exclusionary society into an inclusive and humanizing logic. That's why raising awareness among these teachers to change their educational practices is important to make the process of school inclusion possible. However, there are factors that prevent this awareness from materializing, such as the power relations that are legitimized and justified as part of a social order that needs to exist. And since this social order is exclusionary, the cultural and symbolic capital that is imposed as the formation of the habitus of these teachers, as well as the rules of the school field, are based on reinforcing the interests of a dominant class that seeks its individual interests and its maintenance in power. For this class, there is no interest in transforming social values or the logic that underpins the social order, because that would mean losing their privileges. This is why an educational practice for the freedom and emancipation of everyone needs to be taken seriously, and teachers, as they are responsible for carrying out this practice, can and must take responsibility for ensuring that schools are not spaces for exclusionary social reproduction, but rather for the inclusion of human diversity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Sociais - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JULIANA SANTANA DE OLIVEIRA.pdf | ABERTO | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons