Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58870
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTO, Ana Carolina Nunes do | - |
dc.contributor.author | NUNES, Diogo Conrado | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T15:40:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T15:40:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Diogo Conrado. Aprendizagem baseada em problemas e o ensino coletivo de instrumentos musicais no Brasil: reflexões teóricas e metodológicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58870 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as relações entre os pressupostos teórico-metodológicos do Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com base em diferentes autores. E específicos: investigar as concepções adotadas no Brasil sobre o ECIM; investigar os aspectos teóricos e metodológicos da ABP e sua implementação em estudos brasileiros no campo da educação e da educação musical; discutir sobre as relações e a possibilidade de implementação da ABP no contexto do ECIM. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a ABP e sua relevância na reconfiguração das práticas de ensino e aprendizagem no cenário do ECIM no Brasil. O percurso metodológico envolveu três etapas: investigação das soluções, análise explicativa das soluções, síntese integrada. A investigação das soluções incluiu a busca em anais de conferências, revistas acadêmicas e plataformas digitais especializadas, visando a coleta de informações relevantes. Na etapa de análise explicativa das soluções, os dados coletados foram organizados em categorias que atendiam aos objetivos da pesquisa, possibilitando uma avaliação crítica. Essa análise proporcionou uma compreensão mais profunda do conceito de ECIM adotado no Brasil e dos contextos nos quais a ABP tem sido aplicada no país. A síntese integrada, última etapa do estudo, explorou a viabilidade da introdução da ABP no ECIM, considerando objetivos, características do professor, tamanho dos grupos, conteúdo curricular, condução das aulas e desenvolvimento de habilidades dos alunos. As descobertas evidenciaram similaridades entre abordagens, mas também destacaram especificidades metodológicas divergentes. Por exemplo, o ECIM, por sua natureza, favorece o estudo dirigido, enquanto na ABP o professor assume o papel de facilitador do conhecimento. Essa pesquisa possibilitou uma compreensão ampliada das potenciais contribuições da ABP para reflexões sobre práticas no contexto do ECIM. Enfatizou aspectos além do conteúdo musical, incluindo dinâmicas de aprendizado e estratégias pedagógicas. Conclui-se, portanto, que a integração da ABP no ECIM pode enriquecer não apenas a aprendizagem musical coletiva, mas também promover reflexões significativas sobre a dinâmica do ensino, evidenciando possibilidades de aprimoramento das práticas pedagógicas na educação musical. Contudo, para que haja essa implementação, torna-se necessário fazer adaptações consideráveis em ambas abordagens, o que pode desconfigurar as metodologias, principalmente quando trata-se do papel do professor na sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino coletivo de instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject | Ensino em grupo | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas e o ensino coletivo de instrumentos musicais no Brasil : reflexões teóricas e metodológicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1683504500469649 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207366985465257 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to understand the relationships between the theoretical and methodological assumptions of Collective Instrumental Music Education (CIME) and Problem-Based Learning (PBL), based on different authors. Specific objectives included investigating the conceptions adopted in Brazil regarding CIME, examining the theoretical and methodological aspects of PBL and its implementation in Brazilian studies in the field of education and music education, and discussing the relationships and the possibility of implementing PBL in the context of CIME. Employing a qualitative approach, a comprehensive literature review was conducted on PBL and its relevance in reshaping teaching and learning practices in the context of CIME in Brazil. The methodological process involved three stages: investigation of solutions, explanatory analysis of solutions, and integrated synthesis. The investigation of solutions included searching conference proceedings, academic journals, and specialized digital platforms to collect relevant information. In the stage of explanatory analysis of solutions, the collected data were organized into categories that met the research objectives, enabling a critical evaluation. This analysis provided a deeper understanding of the concept of CIME adopted in Brazil and the contexts in which PBL has been applied in the country. The integrated synthesis, the final stage of the study, explored the feasibility of introducing PBL in CIME, considering objectives, teacher characteristics, group size, curriculum content, class conduct, and student skill development. Findings revealed similarities between approaches but also highlighted divergent methodological specificities. For example, CIME, by its nature, favors directed study, whereas in PBL, the teacher assumes the role of knowledge facilitator. This research provided an expanded understanding of the potential contributions of PBL to reflections on practices in the context of CIME. It emphasized aspects beyond musical content, including learning dynamics and pedagogical strategies. It is concluded, therefore, that integrating PBL into CIME can enrich not only collective musical learning but also promote meaningful reflections on teaching dynamics, highlighting possibilities for enhancing pedagogical practices in music education. However, for this implementation to occur, considerable adaptations are necessary in both approaches, which may alter the methodologies, especially concerning the role of the teacher in the classroom. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diogo Conrado Nunes.pdf | 969,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons