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Título : Aprendizagem baseada em problemas e o ensino coletivo de instrumentos musicais no Brasil : reflexões teóricas e metodológicas
Autor : NUNES, Diogo Conrado
Palabras clave : Aprendizagem baseada em problemas; Ensino coletivo de instrumentos musicais; Ensino em grupo
Fecha de publicación : 30-ene-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NUNES, Diogo Conrado. Aprendizagem baseada em problemas e o ensino coletivo de instrumentos musicais no Brasil: reflexões teóricas e metodológicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as relações entre os pressupostos teórico-metodológicos do Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com base em diferentes autores. E específicos: investigar as concepções adotadas no Brasil sobre o ECIM; investigar os aspectos teóricos e metodológicos da ABP e sua implementação em estudos brasileiros no campo da educação e da educação musical; discutir sobre as relações e a possibilidade de implementação da ABP no contexto do ECIM. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre a ABP e sua relevância na reconfiguração das práticas de ensino e aprendizagem no cenário do ECIM no Brasil. O percurso metodológico envolveu três etapas: investigação das soluções, análise explicativa das soluções, síntese integrada. A investigação das soluções incluiu a busca em anais de conferências, revistas acadêmicas e plataformas digitais especializadas, visando a coleta de informações relevantes. Na etapa de análise explicativa das soluções, os dados coletados foram organizados em categorias que atendiam aos objetivos da pesquisa, possibilitando uma avaliação crítica. Essa análise proporcionou uma compreensão mais profunda do conceito de ECIM adotado no Brasil e dos contextos nos quais a ABP tem sido aplicada no país. A síntese integrada, última etapa do estudo, explorou a viabilidade da introdução da ABP no ECIM, considerando objetivos, características do professor, tamanho dos grupos, conteúdo curricular, condução das aulas e desenvolvimento de habilidades dos alunos. As descobertas evidenciaram similaridades entre abordagens, mas também destacaram especificidades metodológicas divergentes. Por exemplo, o ECIM, por sua natureza, favorece o estudo dirigido, enquanto na ABP o professor assume o papel de facilitador do conhecimento. Essa pesquisa possibilitou uma compreensão ampliada das potenciais contribuições da ABP para reflexões sobre práticas no contexto do ECIM. Enfatizou aspectos além do conteúdo musical, incluindo dinâmicas de aprendizado e estratégias pedagógicas. Conclui-se, portanto, que a integração da ABP no ECIM pode enriquecer não apenas a aprendizagem musical coletiva, mas também promover reflexões significativas sobre a dinâmica do ensino, evidenciando possibilidades de aprimoramento das práticas pedagógicas na educação musical. Contudo, para que haja essa implementação, torna-se necessário fazer adaptações consideráveis em ambas abordagens, o que pode desconfigurar as metodologias, principalmente quando trata-se do papel do professor na sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58870
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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