Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58901

Compartilhe esta página

Título: Estudo sobre a reutilização de resíduos da construção e demolição como agregados na produção de argamassa de revestimento.
Autor(es): SILVA, Clenildo Duda de Lira e
Palavras-chave: Reaproveitamento de resíduos; Argamassa de revestimento; Agregados
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: SILVA, Clenildo Duda de Lira e. Estudo sobre a reutilização de resíduos de construção e demolição como agregados na produção de argamassa de revestimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Apesar de ser uma das atividades mais antigas da sociedade e crucial para a expansão socioeconômica, a construção civil é também um dos setores da engenharia que mais impactam o meio ambiente. A extração contínua de matérias-primas e a produção desenfreada de materiais acarretam sérios problemas, como é o caso dos grandes volumes de resíduos de construção e demolição (RCD) gerados. Nesse sentido, com o aumento das preocupações ambientais, surgem os estudos sobre reciclagem e reaproveitamento de resíduos, mantendo a qualidade exigida para materiais de construção. Assim, este trabalho justifica-se por propor um encaminhamento adequado dos RCD na engenharia civil, beneficiando o meio ambiente e também as economias locais. Este trabalho traz informações de alguns estudos da literatura sobre como estes agregados afetam as propriedades de argamassas de revestimento a fim de demonstrar a adequabilidade do seu uso para este fim. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, utilizando-se da metodologia PRISMA para a seleção de vinte artigos, com critérios e um intervalo de tempo definido, que abordam essa temática. O número de vinte artigos oferece um equilíbrio entre diversidade, relevância e profundidade na análise de um tema. Os artigos foram avaliados quantitativamente e qualitativamente, e o software VOSviewer foi utilizado para uma análise mais profunda das relações entre os estudos. Os principais resultados dos estudos relativos às argamassas de revestimento foram reunidos. Em geral, os estudos concordam que níveis de até 30% de incorporação podem influenciar positivamente nas propriedades, especialmente quanto às resistências mecânicas e a capacidade de retenção de água, e respaldam sua adequação para produção de argamassas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58901
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Clenildo Duda de Lira e Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons