Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58932

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luíz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorFERREIRA, Alexsandra da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-25T13:41:20Z-
dc.date.available2024-11-25T13:41:20Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.date.submitted2024-11-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, Alexsandra da Silva. Aplicação de um jogo interdisciplinar sobre morcegos e anfíbios como proposta de metodologia ativa para o ensino de zoologia. 2024. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58932-
dc.description.abstractMorcegos e anfíbios, embora frequentemente vistos de forma negativa pela sociedade, desempenham papéis ecológicos essenciais. O Brasil, especialmente o estado de Pernambuco, abriga uma rica biodiversidade dessas espécies. Entretanto, pesquisas revelam que estudantes do ensino básico possuem conhecimento limitado sobre esses animais, o que é agravado pela abordagem insuficiente do tema nos livros didáticos. Para enfrentar essa deficiência, o uso de jogos didáticos surge como uma solução eficaz, ao desmistificar conceitos equivocados e promover o aprendizado de maneira lúdica e interdisciplinar. Com esse objetivo, foi aplicado o jogo de tabuleiro "Jogar e Aprender: Desbravando o Mundo dos Anfíbios e Morcegos de Pernambuco", que integra conhecimentos de diversas áreas, como biologia, geografia, história e matemática. A pesquisa foi conduzida com alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola Estadual de Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, com o intuito de avaliar o uso do jogo como recurso pedagógico. O jogo é composto por um tabuleiro que representa o mapa de Pernambuco, acompanhado de cartas contendo informações sobre biomas, geografia local e espécies ameaçadas. Sua aplicação teve como objetivos desmistificar morcegos e anfíbios e comparar as diferentes perspectivas de estudantes do ensino médio e de estudantes de ensino superior (futuros professores) sobre o uso de jogos didáticos em sala de aula. Além disso, o jogo visa promover o aprendizado interdisciplinar e estimular uma maior conscientização sobre a importância dessas espécies para o equilíbrio do ecossistema.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnfíbiospt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMorcegospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleAplicação de um jogo interdisciplinar sobre morcegos e anfíbios como proposta de metodologia ativa para o ensino de zoologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUZA, Anna Carla Feitosa Ferreira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5026389096744337pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxBats and amphibians, although often viewed negatively by society, play essential ecological roles. Brazil, especially the state of Pernambuco, is home to a rich biodiversity of these species. However, research shows that elementary school students have limited knowledge about these animals, which is further compounded by the insufficient coverage of the topic in textbooks. To address this gap, the use of educational games has emerged as an effective solution to dispel misconceptions and promote learning in a fun and interdisciplinary manner. With this objective in mind, the board game "Jogar e Aprender: Desbravando o Mundo dos Anfíbios e Morcegos de Pernambuco" was implemented, integrating knowledge from various fields, such as biology, geography, history, and mathematics. The research was conducted with students from the Federal University of Pernambuco (UFPE) and the Tristão Ferreira Bessa State High School to evaluate the game's use as a pedagogical tool. The game consists of a board representing the map of Pernambuco, accompanied by cards containing information about biomes, local geography, and endangered species. Its application aimed to demystify bats and amphibians and compare the perspectives of high school students with those of university students (future teachers) regarding the use of educational games in the classroom. Moreover, the game seeks to promote interdisciplinary learning and encourage greater awareness of the importance of these species for ecosystem balance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0152693464171915pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-8285-7365pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexsandra da Silva Ferreira - TCC.pdf
  Item embargado até 2025-11-27
775,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons