Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58932

Comparte esta pagina

Título : Aplicação de um jogo interdisciplinar sobre morcegos e anfíbios como proposta de metodologia ativa para o ensino de zoologia
Autor : FERREIRA, Alexsandra da Silva
Palabras clave : Anfíbios; Biodiversidade; Interdisciplinaridade; Morcegos; Recursos didáticos
Fecha de publicación : 1-oct-2024
Citación : FERREIRA, Alexsandra da Silva. Aplicação de um jogo interdisciplinar sobre morcegos e anfíbios como proposta de metodologia ativa para o ensino de zoologia. 2024. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : Morcegos e anfíbios, embora frequentemente vistos de forma negativa pela sociedade, desempenham papéis ecológicos essenciais. O Brasil, especialmente o estado de Pernambuco, abriga uma rica biodiversidade dessas espécies. Entretanto, pesquisas revelam que estudantes do ensino básico possuem conhecimento limitado sobre esses animais, o que é agravado pela abordagem insuficiente do tema nos livros didáticos. Para enfrentar essa deficiência, o uso de jogos didáticos surge como uma solução eficaz, ao desmistificar conceitos equivocados e promover o aprendizado de maneira lúdica e interdisciplinar. Com esse objetivo, foi aplicado o jogo de tabuleiro "Jogar e Aprender: Desbravando o Mundo dos Anfíbios e Morcegos de Pernambuco", que integra conhecimentos de diversas áreas, como biologia, geografia, história e matemática. A pesquisa foi conduzida com alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola Estadual de Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, com o intuito de avaliar o uso do jogo como recurso pedagógico. O jogo é composto por um tabuleiro que representa o mapa de Pernambuco, acompanhado de cartas contendo informações sobre biomas, geografia local e espécies ameaçadas. Sua aplicação teve como objetivos desmistificar morcegos e anfíbios e comparar as diferentes perspectivas de estudantes do ensino médio e de estudantes de ensino superior (futuros professores) sobre o uso de jogos didáticos em sala de aula. Além disso, o jogo visa promover o aprendizado interdisciplinar e estimular uma maior conscientização sobre a importância dessas espécies para o equilíbrio do ecossistema.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58932
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alexsandra da Silva Ferreira - TCC.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-11-27
775,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons