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Título : O papel e as concepções do professor de apoio da educação inclusiva (PAEI) no contexto escolar: uma visão dos professores parceiros de ensino do município de Palmares.
Autor : VIDAL, Amanda Maria de Oliveira
Palabras clave : Educação inclusiva; Profissional de Apoio da Educação Inclusiva (PAEI); Professor parceiro; Autismo
Fecha de publicación : 14-oct-2024
Citación : VIDAL, Amanda Maria de Oliveira. O papel e as concepções do profissional de apoio da educação inclusiva (PAEI) no contexto escolar: Uma visão dos professores parceiros da rede municipal de ensino do município de Palmares. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024
Resumen : Está pesquisa apresenta um pouco da história educacional brasileiro da educação especial dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, desse contexto, especificamos os marcos legais referentes ao Profissional de Apoio da Educação Inclusiva (PAEI) explicitando seu perfil profissional e atribuições, dialogando com os marcadores teóricos sobre leis, definição do profissional de apoio, suas funções e formação. Assim temos como objetivo geral compreender as concepções que se formam nas escolas sobre o Profissional de Apoio da Educação Inclusiva, a partir das percepções dos professores parceiros em ensino regular da rede municipal de Palmares e como objetivos específicos buscamos Comparar o que os documentos legais apresentam sobre o perfil profissional do PAEI e a realidade vivida e identificar os limites e possibilidades de atuação dos profissionais de apoio a partir do olhar dos professores parceiros de ensino regular. Nesse caminho, os sujeitos da pesquisa foram professores da rede de ensino regular do município de Palmares. Foram utilizados questionário semiaberto e análise documental da secretaria de educação para coleta dos dados que foram analisados pela análise de conteúdo (AC). Os resultados da análise indicam uma significativa indefinição sobre o papel e a formação do PAEI. As nomenclaturas variam entre "Professor de Apoio", "Estagiário" e "Educador de Apoio", refletindo a falta de clareza institucional. A prática de contratar estagiários para essa função, sem a devida formação, foi destacada como um fator que compromete a qualidade da inclusão escolar. Além disso, a falta de remuneração adequada e a desvalorização dos profissionais também surgiram como fatores que limitam o impacto positivo que o PAEI poderia ter no ambiente educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58972
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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