Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59025

Compartilhe esta página

Título: A ética do desejo empreendedora : trajetórias afetivo-sexuais e tecnossociais de jovens homossexuais do Recife na era digital
Autor(es): MENEZES, Renato Contente Freire de
Palavras-chave: Ética; Desejo; Empreendedorismo; Homossexualidade; Reconhecimento social
Data do documento: 26-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MENEZES, Renato Contente Freire de. A ética do desejo empreendedora: trajetórias afetivo-sexuais e tecnossociais de jovens homossexuais do Recife na era digital. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta tese investiga o que denominamos uma “ética do desejo empreendedora” e a sua relação com a busca por reconhecimento social de ordem desejante entre jovens homossexuais na era digital. Com o aporte teórico da Teoria Crítica, em especial as contribuições de Eva Illouz, objetivamos compreender como a assimilação dos discursos de empreendedorismo no contexto do neoliberalismo vem impactando a esfera afetiva e sexual a partir do uso intensificado de plataformas digitais, como aplicativos de encontro e redes sociais. Esse fenômeno é investigado por meio de entrevistas em profundidade realizadas com dez jovens homossexuais residentes na cidade do Recife e região metropolitana, considerando suas trajetórias tecnossociais e afetivo- sexuais, bem como aspectos de sociabilidades on-line e offline, atividades de lazer, consumo de pornografia e suas perspectivas sobre o amor e a felicidade. O estudo ainda mapeia a formação dos circuitos de sociabilidade homossexual na cidade do Recife e a constituição dos processos de midiatização associados à prospecção de parceiros sexuais e amorosos entre homossexuais em diferentes momentos históricos. Argumentamos que esses indivíduos são agentes ativos de uma ética do desejo empreendedora na medida em que eles tentam driblar o contexto de relações “negativas” hegemônicas, conforme descrito por Illouz, e elaboram estratégias para a obtenção de sucesso em suas prospecções afetivo-sexuais, como roteiros culturais voltados para sexo, a modulação de personalidades desejáveis e a pornificação de si. Mais do que a conquista de um suposto estado de plenitude afetivo-sexual, ponderamos que os informantes são estimulados no âmbito de uma ética do desejo empreendedora pelo ímpeto contínuo de obter sucesso, de modo a superar o cenário de escassez sexual e afetiva que descreveram em seus relatos. Dessa forma, maximizar o desempenho enquanto empreendedores sexuais e afetivos estaria associado não apenas à ampliação de seu capital sexual e obtenção de um melhor posicionamento no mercado homoerótico masculino, mas, sobretudo, à obtenção de efeitos de reconhecimento social de ordem desejante, seja este viés sexual e/ou afetivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59025
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Renato Contente Freire de Menezes.pdf5,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons