Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59059
Share on
Title: | Proposta de design de um sistema de banco de baterias para carro de fórmula SAE |
Authors: | SILVA, Lucas de Morais |
Keywords: | Acumulador; Carro elétrico; Bateria; Fórmula SAE; Modelagem 3D |
Issue Date: | 17-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Lucas de Morais. Proposta de design de um sistema de banco de baterias para carro de fórmula SAE. 2024. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A utilização e desenvolvimento de carros elétricos tem sido impulsionados pela demanda por soluções mais sustentáveis e a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes. Porém, o desenvolvimento das baterias para carros elétricos enfrenta grandes desafios, sendo os dois principais a baixa autonomia das baterias e o custo de aquisição muito elevado. Desafios estes que também tem sido obstáculos para o projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, Capibarib-E Racing, projeto esse voltado para concepção de carro do tipo monoposto para competição estudantil Fórmula SAE. Diante disso, o objeto desse trabalho é desenvolver o projeto conceitual de um banco de baterias para ser utilizado pela equipe na competição. Sendo necessário para isso, realizar dimensionamento da energia necessária para gerar a autonomia exigida para o modelo por meio de simulação computacional, via Optimum Lap, escolha de célula de bateria ideal e cálculos para atingir a tensão e corrente elétricas, por meio de planilhas eletrônicas, para atingir a demando dos motores e modelagem 3D de componentes mecânicos que acomodaram todas essas baterias, via Solidworks. Com isso, é possível desenvolver um modelo de banco de baterias que atende tanto às exigências do regulamento quanto aos requisitos dos testes práticos da competição. Se mostrando uma proposta viável para desenvolvimento e adaptação no projeto do carro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59059 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas de Morais Silva.pdf | 5,88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License