Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59069
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Julyana Andreza de Souza | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Maria Lívia Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T20:53:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T20:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-14 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Julyana Andreza de Souza. ALMEIDA, Maria Lívia Nascimento de. “Eu tô montando um cantinho de leitura lá na minha casa”: práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a formação de leitores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59069 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva fazer uma investigação acerca das práticas pedagógicas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a influência delas na formação de leitores. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de campo, caracterizada como estudo de caso, em uma escola da Secretaria de Educação da cidade do Recife/PE. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada, realizada com duas docentes (uma do 1º ano e outra do 3º ano) e 18 alunos (8 do 1º ano e 10 do 3º ano), e os dados produzidos foram analisados com base na análise de conteúdo (Bardin, 1997). Os resultados apontaram que a leitura literária era realizada cotidianamente pelas duas docentes participantes da pesquisa, visando, principalmente, dois objetivos: a sistematização de conteúdos programáticos e a leitura deleite, a fim de formar leitores autônomos e críticos. Observou-se, também, que as crianças desenvolveram, por meio da vivência cotidiana dessas práticas, um apreço pela leitura literária, que se manifesta dentro e fora da escola. Portanto, é legítimo considerar que a abordagem das professoras entrevistadas não apenas cativou os estudantes, mas também abrangeu o desenvolvimento de habilidades de compreensão, leitura crítica, valorização da literatura e zelo pelo livro, fundamentais para a formação do leitor. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.title | “Eu tô montando um cantinho de leitura lá na minha casa”: práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a formação de leitores | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Cristiana Vasconcelos do Amaral e | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0377713500986284 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6726044570519640 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Julyana Andreza de Souza Pereira Maria Lívia Nascimento de Almeida.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons