Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59069

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Julyana Andreza de Souza-
dc.contributor.authorALMEIDA, Maria Lívia Nascimento de-
dc.date.accessioned2024-12-03T20:53:18Z-
dc.date.available2024-12-03T20:53:18Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-08-14-
dc.identifier.citationPEREIRA, Julyana Andreza de Souza. ALMEIDA, Maria Lívia Nascimento de. “Eu tô montando um cantinho de leitura lá na minha casa”: práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a formação de leitores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59069-
dc.description.abstractEste estudo objetiva fazer uma investigação acerca das práticas pedagógicas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a influência delas na formação de leitores. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de campo, caracterizada como estudo de caso, em uma escola da Secretaria de Educação da cidade do Recife/PE. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada, realizada com duas docentes (uma do 1º ano e outra do 3º ano) e 18 alunos (8 do 1º ano e 10 do 3º ano), e os dados produzidos foram analisados com base na análise de conteúdo (Bardin, 1997). Os resultados apontaram que a leitura literária era realizada cotidianamente pelas duas docentes participantes da pesquisa, visando, principalmente, dois objetivos: a sistematização de conteúdos programáticos e a leitura deleite, a fim de formar leitores autônomos e críticos. Observou-se, também, que as crianças desenvolveram, por meio da vivência cotidiana dessas práticas, um apreço pela leitura literária, que se manifesta dentro e fora da escola. Portanto, é legítimo considerar que a abordagem das professoras entrevistadas não apenas cativou os estudantes, mas também abrangeu o desenvolvimento de habilidades de compreensão, leitura crítica, valorização da literatura e zelo pelo livro, fundamentais para a formação do leitor.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title“Eu tô montando um cantinho de leitura lá na minha casa”: práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a formação de leitorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Cristiana Vasconcelos do Amaral e-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6726044570519640pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Julyana Andreza de Souza Pereira Maria Lívia Nascimento de Almeida.pdf1,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons