Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59069

Compartilhe esta página

Título: “Eu tô montando um cantinho de leitura lá na minha casa”: práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a formação de leitores
Autor(es): PEREIRA, Julyana Andreza de Souza
ALMEIDA, Maria Lívia Nascimento de
Palavras-chave: Leitura literária; Formação do leitor; Ciclo de alfabetização
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: PEREIRA, Julyana Andreza de Souza. ALMEIDA, Maria Lívia Nascimento de. “Eu tô montando um cantinho de leitura lá na minha casa”: práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a formação de leitores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo objetiva fazer uma investigação acerca das práticas pedagógicas de leitura literária no ciclo de alfabetização e a influência delas na formação de leitores. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de campo, caracterizada como estudo de caso, em uma escola da Secretaria de Educação da cidade do Recife/PE. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada, realizada com duas docentes (uma do 1º ano e outra do 3º ano) e 18 alunos (8 do 1º ano e 10 do 3º ano), e os dados produzidos foram analisados com base na análise de conteúdo (Bardin, 1997). Os resultados apontaram que a leitura literária era realizada cotidianamente pelas duas docentes participantes da pesquisa, visando, principalmente, dois objetivos: a sistematização de conteúdos programáticos e a leitura deleite, a fim de formar leitores autônomos e críticos. Observou-se, também, que as crianças desenvolveram, por meio da vivência cotidiana dessas práticas, um apreço pela leitura literária, que se manifesta dentro e fora da escola. Portanto, é legítimo considerar que a abordagem das professoras entrevistadas não apenas cativou os estudantes, mas também abrangeu o desenvolvimento de habilidades de compreensão, leitura crítica, valorização da literatura e zelo pelo livro, fundamentais para a formação do leitor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59069
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Julyana Andreza de Souza Pereira Maria Lívia Nascimento de Almeida.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons