Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMANDÚ, Thamyris Mariana Camarote-
dc.contributor.authorLIMA, Ketyline Lira de-
dc.contributor.authorSILVA, Yasmim Souza Tavares de-
dc.date.accessioned2024-12-05T19:33:44Z-
dc.date.available2024-12-05T19:33:44Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2024-10-21-
dc.identifier.citationLIMA, Ketyline. SILVA, Yasmim. Gestão Democráticas: Concepções e Experiências dos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098-
dc.description.abstractO objetivo geral da presente pesquisa foi identificar como a gestão democrática da educação é compreendida e vivenciada pelos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. Neste estudo utilizamos uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevista semiestruturada com 10 estudantes e análise de conteúdo de Bardin. A maioria dos estudantes destaca que a gestão democrática implica em ouvir as partes interessadas e incorporar suas contribuições no processo de tomada de decisão. Os estudantes destacam que, enquanto a gestão democrática parece ser promovida na teoria, na prática há desafios, especialmente devido a questões burocráticas, à falta de equidade nas eleições acadêmicas e à ausência de canais significativos para a participação dos alunos. Os resultados desta pesquisa evidenciam a necessidade de aprimorar a gestão acadêmica universitária, incorporando as vozes e experiências dos discentes. A participação ativa dos estudantes não apenas enriquece o debate sobre a administração universitária, mas também é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais democrático, inclusivo e responsivo às demandas da comunidade acadêmica.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.titleGestão democrática: concepções e experiências dos estudantes dos cursos de engenharia da ufpept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4242952144017159pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7052921166435159pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0822-4394pt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons