Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098

Compartilhe esta página

Título : Gestão democrática: concepções e experiências dos estudantes dos cursos de engenharia da ufpe
Autor : LIMA, Ketyline Lira de
SILVA, Yasmim Souza Tavares de
Palabras clave : Gestão Democrática; Ensino Superior; Discentes
Fecha de publicación : 10-oct-2024
Citación : LIMA, Ketyline. SILVA, Yasmim. Gestão Democráticas: Concepções e Experiências dos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo geral da presente pesquisa foi identificar como a gestão democrática da educação é compreendida e vivenciada pelos estudantes dos cursos de Engenharia da UFPE. Neste estudo utilizamos uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio de entrevista semiestruturada com 10 estudantes e análise de conteúdo de Bardin. A maioria dos estudantes destaca que a gestão democrática implica em ouvir as partes interessadas e incorporar suas contribuições no processo de tomada de decisão. Os estudantes destacam que, enquanto a gestão democrática parece ser promovida na teoria, na prática há desafios, especialmente devido a questões burocráticas, à falta de equidade nas eleições acadêmicas e à ausência de canais significativos para a participação dos alunos. Os resultados desta pesquisa evidenciam a necessidade de aprimorar a gestão acadêmica universitária, incorporando as vozes e experiências dos discentes. A participação ativa dos estudantes não apenas enriquece o debate sobre a administração universitária, mas também é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais democrático, inclusivo e responsivo às demandas da comunidade acadêmica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59098
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons