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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59117

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Título: Evolução da participação entre os sexos nas aulas de educação física e preferências de atividade física no tempo livre em estudantes: um estudo de tendência temporal com adolescentes
Autor(es): BEZERRA, Igor Rossine de Lima
Palavras-chave: Educação Física escolar; Atividade física; Esportes coletivos; Atividades rítmicas; Educação física para adolescentes
Data do documento: 9-Set-2024
Citação: BEZERRA, Igor Rossine de Lima. Evolução da participação entre os sexos nas aulas de educação física e preferências de atividade física no tempo livre em estudantes: um estudo de tendência temporal com adolescentes. 2024. 34 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Apesar de novas abordagens inclusivas no campo da Educação Física escolar brasileira, a participação ainda é desigual entre os sexos, nesse sentido, o presente estudo avaliou a evolução da participação em aulas de Educação Física e atividades físicas no tempo livre em adolescentes, estudantes do ensino médio da rede pública do município de Caruaru, Pernambuco, durante os anos de 2014, 2017 e 2022. Os resultados mostram um aumento significativo na frequência de participação nas aulas de Educação Física entre os meninos, de 75,1% em 2014 para 84,8% em 2022 (p=0,007). Em contraste, a participação das meninas nas mesmas aulas aumentou de forma menos acentuada, de 66,5% em 2014 para 73,2% em 2022 (p=0,156). No tempo livre, houve um crescimento na prática de atividades físicas entre as meninas, de 34,6% em 2014 para 55,6% em 2022 (p<0,001), enquanto para os meninos, a prática de atividades físicas caiu de 80,5% em 2014 para 74,8% em 2022 (p=0,089). Observouse também uma redução na participação em esportes coletivos, de 31,0% em 2014 para 15,9% em 2022 (p<0,001), e um aumento nas atividades rítmicas, especialmente entre as meninas, de 8,9% em 2014 para 17,1% em 2022 (p<0,001). Estes resultados apontam a necessidade de políticas voltadas a Educação Física, promovendo uma maior inclusão e diversidade nas práticas esportivas, além de estratégias de incentivo para a prática de atividade física fora do ambiente escolar, como tentativa de mitigar os efeitos adversos causados pelas restrições no período da pandemia de COVID-19 e a redução nos níves de atividade física em adolescentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59117
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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