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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59129
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Juliana Oliveira Albuquerque de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T15:41:48Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T15:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Juliana Oliveira Albuquerque de. Rupturas-transições no processo de envelhecimento em um grupo social de pessoas idosas no contexto da pandemia da covid-19. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59129 | - |
dc.description.abstract | Rupturas e transições fazem parte do processo de desenvolvimento ao longo de toda vida. A complexidade das transições envolve desde mudanças na vida cotidiana, de natureza microssocial e intergrupal, contemplando mudanças nas ideias, crenças e pensamentos, no campo das representações sociais, até transformações macrossociais, que afetam dinâmicas societais. O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de pessoas idosas a partir de transições (processo de mudança/estabilidade) relacionadas à ruptura da pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de 73 pessoas idosas, na maioria mulheres, domiciliadas no município de São Lourenço da Mata - PE, que frequentavam um grupo social na comunidade. Foram aplicados três instrumentos de pesquisa: (a) um questionário de levantamento sociodemográfico; (b) a Técnica de Associação Livre das Palavras, usando a expressão “pandemia da covid-19” como termo indutor, e o software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para tratamento das respostas; e (c) entrevistas semiestruturadas cujos relatos foram analisados a partir de uma abordagem microgenética, interligando episódios individuais a práticas sociais relacionadas às condições macrossociais. Os resultados indicam que a pandemia de COVID-19 e eventos como a viuvez e a separação conjugal constituíram rupturas significativas no percurso de desenvolvimento dos entrevistados e das entrevistadas, gerando perdas em face de restrições no campo interacional e mobilização de intensa carga afetiva. O estudo, no entanto, também revelou ganhos associados à aprendizagem de novas habilidades e ressignificações no campo das ações, relações e pensamentos individuais e coletivos. Os resultados convocam um olhar atento e interessado dos diferentes setores da sociedade, especialmente da academia, para produção de conhecimento e intervenções que garantam às pessoas idosas o acesso a recursos sociais e simbólicos favoráveis ao enfrentamento de crises, assim como oportunidades para novas aprendizagens e desenvolvimento ao longo de todo o curso da vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Velhice | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Crises | pt_BR |
dc.subject | Transições | pt_BR |
dc.title | Rupturas-transições no processo de envelhecimento em um grupo social de pessoas idosas no contexto da pandemia da covid-19 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6066237536177298 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8994019269268058 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ruptures and transitions are part of the development process throughout life. The complexity of transitions involves changes in everyday life, of a microsocial and intergroup nature, encompassing shifts in ideas, beliefs, and thoughts within the field of social representations, up to macrosocial transformations that affect societal dynamics. The study aimed to analyze the developmental process of elderly individuals through transitions (change/stability processes) related to the disruption caused by the COVID-19 pandemic. This is a qualitative research study involving 73 elderly participants, mostly women, residing in the municipality of São Lourenço da Mata, PE, who attended a community social group. Three research instruments were employed: (a) a sociodemographic survey; (b) the Free Word Association Technique, using the expression “COVID-19 pandemic” as an inductive term, with responses analyzed using the Iramuteq software (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires); and (c) semi-structured interviews, whose narratives were analyzed through a microgenetic approach, linking individual episodes to social practices related to macrosocial conditions. The results indicate that the COVID-19 pandemic, and events such as widowhood and marital separation constituted significant disruptions in the developmental paths of the interviewees, generating losses due to interactional restrictions and the mobilization of intense emotional loads. However, the study also revealed gains associated with the learning of new skills and reinterpretations in the realm of individual and collective actions, relationships, and thoughts. The results call for careful and engaged attention from various sectors of society, especially academia, to produce knowledge and interventions that ensure elderly people have access to social and symbolic resources conducive to coping with crises, as well as opportunities for new learning and development throughout the entire course of life. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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