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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59144

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Sérgio Torres-
dc.contributor.authorSILVA, Mariana Alves da-
dc.date.accessioned2024-12-10T20:56:55Z-
dc.date.available2024-12-10T20:56:55Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2024-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Alves da. Uberização do trabalho: o vínculo empregatício entre os motoristas e as empresas de aplicativos de transporte. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59144-
dc.description.abstractA presente monografia visa comprovar que há vínculo empregatício na relação estabelecida entre os motoristas e a plataformas digitais de transporte. Acontece que, atualmente, ainda há muita divergência na jurisprudência brasileira em relação a este novo modelo de trabalho, sobretudo por conta da suposta autonomia que os motoristas teriam ao laborar no regime de “parceira”. Não obstante, será evidenciado que os trabalhadores das plataformas digitais de transporte preenchem as características essenciais para configuração da relação de emprego, consoante exige a Consolidação das Leis Trabalhistas, sendo urgente o reconhecimento do vínculo empregatício estabelecido entre essas partes, haja vista que essa classe trabalhadora está sendo submetida a péssimas condições de trabalho, com jornadas excessivas, controle e vigilância até nos momentos de descanso, além do baixo salário, ausência de representação coletiva e falta de acesso a um regime de previdência social. Para isso, foi empregada revisão bibliográfica para verificar, inicialmente, algumas características centrais do processo de acumulação capitalista, a fim de demonstrar como esse modelo de negócio é mais uma forma do capitalismo se apropriar da força de trabalho dos indivíduos. Posteriormente, foi realizada pesquisa doutrinária com o propósito de compreender quais as características essenciais para a configuração da relação de emprego, a fim de ser constatado que há vínculo empregatício entre os motoristas e as empresas de aplicativos de transporte. Ademais, através de pesquisa jurisprudencial, foi analisado o posicionamento internacional e brasileiro em relação a esta matéria, destacando os avanços e as conquistas dos trabalhadores, sendo observado o contexto judicial e legislativo na Espanha e nos EUA, uma vez que estes países estão mais avançados em relação a este tema. Por fim, foram propostas algumas medidas cabíveis e que podem ser aplicadas e introduzidas no ordenamento jurídico do Brasil.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectmotoristaspt_BR
dc.subjectplataformas digitaispt_BR
dc.subjectempregopt_BR
dc.titleUberização do trabalho: o vínculo empregatício entre os motoristas e as empresas de aplicativos de transportept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8493806327310424pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5251373969908944pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph aims to prove that there is an employment relationship in the relationship established between drivers and digital transport platforms. It turns out that, currently, there is still much divergence in Brazilian jurisprudence in relation to this new work model, mainly due to the supposed autonomy that drivers would have when working in the “partner” regime. However, it will be shown that workers on digital transport platforms meet the essential characteristics for configuring the employment relationship, as required by the Consolidation of Labor Laws, with urgent recognition of the employment relationship established between these parties, given that this working class it is being subjected to appalling working conditions, with excessive working hours, control and surveillance even during rest periods, in addition to low wages, lack of collective representation and lack of access to a social security system. For this, a bibliographical review was used to initially verify some central characteristics of the capitalist accumulation process, in order to demonstrate how this business model is yet another way for capitalism to appropriate the workforce of individuals. Subsequently, a doctrinal research was carried out with the purpose of understanding the essential characteristics for the configuration of the employment relationship, in order to verify that there is an employment relationship between the drivers and the transport application companies. In addition, through jurisprudential research, the international and Brazilian positioning in relation to this matter was analyzed, highlighting the advances and achievements of workers, observing the judicial and legislative context in Spain and the USA, since these countries are more advanced regarding this topic. Finally, some appropriate measures were proposed that can be applied and proposed in the Brazilian legal system.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DTGDP) - Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privadopt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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