Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59151

Compartilhe esta página

Título: Avaliação in silico de proteínas recombinantes ortólogas de Leishmania braziliensis com potencial para aplicação sorológica na Leishmaniose Tegumentar
Autor(es): SANTANA, Israel Alvaro Martiniano
Palavras-chave: Antígeno; Conservação; Epítopos; Ortologia; Sorodiagnóstico
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: SANTANA, I.A.M. Avaliação in silico de proteínas recombinantes ortólogas de Leishmania braziliensis com potencial para aplicação sorológica na Leishmaniose Tegumentar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As leishmanioses são um grupo de doenças infecciosas provocadas por parasitas do gênero Leishmania que, dependendo da espécie, ocasionam manifestações clínicas distintas, do tipo tegumentar ou visceral. A Leishmania braziliensis é o agente etiológico da Leishmaniose Tegumentar (LT) do novo mundo, com múltiplos registros de casos em todas as Américas. A falta de um diagnóstico rápido e preciso para a LT ressalta a necessidade urgente de novos métodos diagnósticos que possam fornecer resultados confiáveis sem depender de um conjunto complexo de metodologias. Como uma alternativa promissora, o uso de proteínas recombinantes vem sendo explorado para o desenvolvimento de testes rápidos no diagnóstico de várias doenças, incluindo a LT. Estudos têm mostrado resultados significativos, destacando o potencial dessas proteínas na melhoria da precisão e rapidez dos diagnósticos. Dessa forma, o presente estudo visa avaliar ortólogos de L. braziliensis de proteínas recombinantes de Leishmania infantum avaliadas como alternativas para o diagnóstico sorológico da Leishmaniose Visceral. Logo, foi construído um painel com oito proteínas recombinantes (Lci2, Lci3, Lci5, Lci6, Lci7, Lci9, Lci11 e Lci13), identificadas em estudos que antecedem o presente trabalho. A busca por seus ortólogos foi realizada in sílico seguida de análises comparativas das sequências e a predição de epítopos para células B e para MHC de classe II. Proteínas ortólogas aos antígenos Lci2 e Lci3 apresentaram conservação entre seus domínios, porém com seus motivos repetitivos diferindo das sequências de L. infantum e apontando a possibilidade de um elevado reportório antigênico. Já as ortólogas das Lci5 e Lci6 apresentaram domínios e motivos conservados, equivalentes as sequências de L. infantum, e baixo repertório antigênico. Também, as proteínas ortólogas Lci7, Lci11 e Lci13 exibiram sequências conservadas e similares as de L. infantum, corroborando um potencial para reatividade cruzada com LV. Já a Lci9 não apresentou ortologia para L. braziliensis. Em uma segunda análise, a predição de epítopos para os ortólogos de Lci2 e Lci3, exibiram percentuais relevantes indicando regiões potentes ao reconhecimento de anticorpos por células B e células para MHC II. Dessa forma, estes ortólogos para L. braziliensis, podem ser viáveis se usados para o diagnóstico sorológico da LT.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59151
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de curso - Israel Alvaro Martiniano Santana.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons