Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59177

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Clarissa Martins de-
dc.contributor.authorSALES, Luanna Karla da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-11T21:32:02Z-
dc.date.available2024-12-11T21:32:02Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.date.submitted2024-12-09-
dc.identifier.citationSALES, Luanna Karla da Silva. Limites e possibilidades da práxis arteinclusiva para alunos e alunos com e sem deficiência na EJA em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes. 2024. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59177-
dc.description.abstractO principal objetivo da pesquisa foi proporcionar vivências da práxis arte-inclusiva para alunos e alunas com e sem deficiência na Educação de Jovens e Adultos, além disso, investigar como ocorre o ensino de artes desenvolvido pelo docente. Nos apoiamos em Haddad e Di Pierro (2009), Ana Mae Barbosa (1998), Azevedo (2014), Freire (1996), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação, que buscou investigar a tríade formação-professor-aluno, e conseguir uma aproximação da teoria e prática. Para a coleta de dados realizamos uma entrevista semiestruturada com uma professora e uma gestora, e observação não participante. Estudos apontam que o desenvolvimento da práxis arte educativa com intencionalidade e por meio de procedimentos metodológicos reflexivos, possibilita que o aluno modifique sua realidade. Ademais, em relação a práxis arte-inclusiva, quando ocorre de forma diversificada e atendendo as necessidades específicas de todos os alunos, se torna um bom caminho para a inserção social e inclusão escolar.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectPráxis Arte-inclusivapt_BR
dc.titleLimites e possibilidades da práxis arteinclusiva para alunos e alunos com e sem deficiência na EJA em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2395569396317875pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the research was to provide experiences of art-inclusive praxis for students with and without disabilities in Youth and Adult Education, in addition, to investigate how the teaching of arts developed by the teacher occurs. We rely on Haddad and Di Pierro (2009), Ana Mae Barbosa (1998), Azevedo (2014), Freire (1996), among others. This is action research, which sought to investigate the training-teacher-student triad, and achieve an approximation of theory and practice. To collect data, we carried out a semi-structured interview with a teacher and a manager, and non-participant observation. Studies indicate that the development of educational art praxis with intentionality and through reflective methodological procedures, allows students to modify their reality. Furthermore, in relation to art-inclusive praxis, when it occurs in a diverse way and meets the specific needs of all students, it becomes a good path to social insertion and school inclusion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - artigo- Luanna Sales.pdfTcc defendido dia 04 de outubro de 202413,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons