Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59177

Share on

Title: Limites e possibilidades da práxis arteinclusiva para alunos e alunos com e sem deficiência na EJA em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes
Authors: SALES, Luanna Karla da Silva
Keywords: Educação de Jovens e Adultos; Educação inclusiva; Arte-educação; Práxis Arte-inclusiva
Issue Date: 4-Oct-2024
Citation: SALES, Luanna Karla da Silva. Limites e possibilidades da práxis arteinclusiva para alunos e alunos com e sem deficiência na EJA em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes. 2024. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O principal objetivo da pesquisa foi proporcionar vivências da práxis arte-inclusiva para alunos e alunas com e sem deficiência na Educação de Jovens e Adultos, além disso, investigar como ocorre o ensino de artes desenvolvido pelo docente. Nos apoiamos em Haddad e Di Pierro (2009), Ana Mae Barbosa (1998), Azevedo (2014), Freire (1996), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação, que buscou investigar a tríade formação-professor-aluno, e conseguir uma aproximação da teoria e prática. Para a coleta de dados realizamos uma entrevista semiestruturada com uma professora e uma gestora, e observação não participante. Estudos apontam que o desenvolvimento da práxis arte educativa com intencionalidade e por meio de procedimentos metodológicos reflexivos, possibilita que o aluno modifique sua realidade. Ademais, em relação a práxis arte-inclusiva, quando ocorre de forma diversificada e atendendo as necessidades específicas de todos os alunos, se torna um bom caminho para a inserção social e inclusão escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59177
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - artigo- Luanna Sales.pdfTcc defendido dia 04 de outubro de 202413,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons