Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59207

Compartilhe esta página

Título: Potencial antimicrobiano de fungos coprófilos frente a bactérias de interesse clínico
Autor(es): ARAÚJO, Maria Fernanda Tavares de
Palavras-chave: Antagonismo microbiano; Identificação molecular; Internacional Transcribed Spacer; Resistência bacteriana
Data do documento: 15-Ago-2024
Citação: ARAÚJO, Maria Fernanda Tavares de. Potencial antimicrobiano de fungos coprófilos frente a bactérias de interesse clínico. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O desenvolvimento da resistência antimicrobiana ocorre frequentemente como consequência do uso inadequado de antibióticos, que exerce uma pressão seletiva sobre os micro-organismos, juntamente com práticas ineficazes de controle de infecção que aceleram sua propagação. As bactérias têm se tornado cada vez mais resistentes aos tratamentos atuais e os fungos coprófilos são candidatos promissores para a descoberta de substâncias antimicrobianas devido à sua presença generalizada e alta competitividade. Neste trabalho foram isolados doze fungos filamentosos em excrementos de herbívoros localizados em Recife, Pernambuco. Os isolados fúngicos foram identificados por meio da análise de biologia molecular e técnica de microcultivo. Os fungos distribuídos entre os gêneros Aspergillus, Cladosporium, Fusarium, Penicillium e Trichoderma foram testados através do método bloco de gelose contra as bactérias Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Acinetobacter baumannii e Enterococcus faecalis. O estudo atual concluiu que as espécies Aspergillus terreus, Aspergillus flavus, Penicillium citrinum e Trichoderma harzianum conferem atividade antimicrobiana contra S. aureus e E. coli. Nenhum fungo foi capaz de inibir as bactérias Enterococcus faecalis e Acinetobacter baumannii e as espécies Cladosporium cladosporioides e Fusarium verticillioides não apresentaram resultados no teste antagônico frente a nenhuma das bactérias estudadas. O investimento em pesquisas sobre esses fungos pode ser uma estratégia importante para descobrir novos antibióticos e enfrentar o desafio crescente da resistência bacteriana.
Descrição: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59207
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Fernanda Tavares de Araújo..pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons