Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59221
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Jaqueline Barbosa da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Jaqueline da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T14:18:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T14:18:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Jaqueline da. Narrativas de memórias de professoras/es da Educação do Campo: a contribuição do Fórum Nacional de Educação do Campo em tempos de incerteza . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59221 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca compreender as narrativas de memórias de professoras(es) da Educação do Campo ao longo da pandemia da Covid-19. As categorias teóricas Educação do Campo (Hage, 2014; Molina, 2006-2008; Munarim, 2004) e narrativasde memórias (Abrahão, 2003; Gonzaga & Parisotto, 2022; Silva e Santos, 2022) se somaram a experiência (Larrosa, 2010) e formação humana (Freire, 2015), constituindo o lastro das narrativas da pesquisa-formação. O Fórum Nacional da Educação do Campo, através da TV FONEC, constitui o lastro de acesso das narrativas docentes sobre a memória da Educação do Campo no período pandêmico. Os resultados advém da colaboração de sete docentes do campo, os quais apontaram que, de forma contundente, no período pandêmico, o sujeito da experiência passa a ter lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem, exigindo uma atuação em diálogo com a comunidade e com destaque na humanização. Por fim, as narrativas de memórias das/os professoras/es revelaram a contínua necessidade de luta e resistência na consolidação de uma Educação do Campo comprometida com os sujeitos dessa territorialidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Narrativas de memórias | pt_BR |
dc.subject | COVID 19 | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.title | Narrativas de memórias de professoras/es da educação do Campo: a contribuição do Fórum Nacional de Educação do Campo em tempos de incerteza. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/1521329074785824 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA JAQUELINE DA SILVA.pdf | 230,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons