Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59221

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jaqueline Barbosa da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Jaqueline da-
dc.date.accessioned2024-12-17T14:18:42Z-
dc.date.available2024-12-17T14:18:42Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Jaqueline da. Narrativas de memórias de professoras/es da Educação do Campo: a contribuição do Fórum Nacional de Educação do Campo em tempos de incerteza . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59221-
dc.description.abstractEste artigo busca compreender as narrativas de memórias de professoras(es) da Educação do Campo ao longo da pandemia da Covid-19. As categorias teóricas Educação do Campo (Hage, 2014; Molina, 2006-2008; Munarim, 2004) e narrativasde memórias (Abrahão, 2003; Gonzaga & Parisotto, 2022; Silva e Santos, 2022) se somaram a experiência (Larrosa, 2010) e formação humana (Freire, 2015), constituindo o lastro das narrativas da pesquisa-formação. O Fórum Nacional da Educação do Campo, através da TV FONEC, constitui o lastro de acesso das narrativas docentes sobre a memória da Educação do Campo no período pandêmico. Os resultados advém da colaboração de sete docentes do campo, os quais apontaram que, de forma contundente, no período pandêmico, o sujeito da experiência passa a ter lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem, exigindo uma atuação em diálogo com a comunidade e com destaque na humanização. Por fim, as narrativas de memórias das/os professoras/es revelaram a contínua necessidade de luta e resistência na consolidação de uma Educação do Campo comprometida com os sujeitos dessa territorialidade.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectNarrativas de memóriaspt_BR
dc.subjectCOVID 19pt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.titleNarrativas de memórias de professoras/es da educação do Campo: a contribuição do Fórum Nacional de Educação do Campo em tempos de incerteza.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1521329074785824pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA JAQUELINE DA SILVA.pdf230,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons