Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59221

Share on

Title: Narrativas de memórias de professoras/es da educação do Campo: a contribuição do Fórum Nacional de Educação do Campo em tempos de incerteza.
Authors: SILVA, Maria Jaqueline da
Keywords: Educação do campo; Narrativas de memórias; COVID 19; Experiência; Formação humana
Issue Date: 14-Oct-2024
Citation: SILVA, Maria Jaqueline da. Narrativas de memórias de professoras/es da Educação do Campo: a contribuição do Fórum Nacional de Educação do Campo em tempos de incerteza . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Este artigo busca compreender as narrativas de memórias de professoras(es) da Educação do Campo ao longo da pandemia da Covid-19. As categorias teóricas Educação do Campo (Hage, 2014; Molina, 2006-2008; Munarim, 2004) e narrativasde memórias (Abrahão, 2003; Gonzaga & Parisotto, 2022; Silva e Santos, 2022) se somaram a experiência (Larrosa, 2010) e formação humana (Freire, 2015), constituindo o lastro das narrativas da pesquisa-formação. O Fórum Nacional da Educação do Campo, através da TV FONEC, constitui o lastro de acesso das narrativas docentes sobre a memória da Educação do Campo no período pandêmico. Os resultados advém da colaboração de sete docentes do campo, os quais apontaram que, de forma contundente, no período pandêmico, o sujeito da experiência passa a ter lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem, exigindo uma atuação em diálogo com a comunidade e com destaque na humanização. Por fim, as narrativas de memórias das/os professoras/es revelaram a contínua necessidade de luta e resistência na consolidação de uma Educação do Campo comprometida com os sujeitos dessa territorialidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59221
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARIA JAQUELINE DA SILVA.pdf230,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons