Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59226

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorBARROS, Paula Franciely Torres de-
dc.date.accessioned2024-12-17T15:09:05Z-
dc.date.available2024-12-17T15:09:05Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-12-16-
dc.identifier.citationBARROS, Paula Franciely Torres de. Sequência investigativa no ensino de química utilizando os conceitos de ácidos e bases para a discussão dos efeitos nocivos causados pela mistura de produtos de limpeza. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59226-
dc.description.abstractO ensino de química pode se tornar significativo para o estudante à medida que ele consegue assimilar os novos conhecimentos a partir da relação com os conhecimentos prévios e estabelecer ligações com situações cotidianas. Dessa forma, o presente trabalho buscou compreender as implicações de uma sequência de ensino investigativa, no favorecimento de uma aprendizagem significativa dos conceitos de ácidos e bases. Com uma abordagem qualitativa e do tipo exploratória, o trabalho se baseou em um estudo de caso com um grupo de estudantes da educação básica em uma escola de referência no município de Caruaru-PE. Para tanto, os métodos de pesquisa adotados para a obtenção de dados englobam a observação participante, em conjunto com a aplicação de questionário prévio e produção textual. Esses dados foram analisados com base em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, considerando as categorias elaboradas pela autora da pesquisa, a partir das respostas dos estudantes no questionário prévio, o desenvolvimento da sequência didática e as categorias estabelecidas previamente para análise das produções textuais. Como resultado, a sequência de ensino investigativa mostrou que os estudantes foram capazes de estabelecer uma conexão entre os conceitos químicos e a problemática proposta, através de novos conhecimentos ou reformulação dos conhecimentos prévios. Quanto à aprendizagem significativa, observou-se a presença dos três tipos de aprendizagem significativa propostos por Ausubel. A aprendizagem representacional foi identificada quando os estudantes estabeleceram uma conexão entre a leitura das informações nos rótulos dos produtos de limpeza e a segurança no uso desses produtos, atribuindo potencial significado a essas informações. A aprendizagem conceitual manifestou-se ao demonstrarem capacidade de atribuir significado aos conceitos, assimilando-os a ideias já existentes em sua estrutura cognitiva. A aprendizagem proposicional foi evidenciada quando os estudantes apresentaram novos conhecimentos ou reformularam os conhecimentos prévios sobre o conteúdo e a problemática abordada. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa servir de base para a aplicação de sequências de ensino investigativas em outros contextos educacionais, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSequência de ensino investigativapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectÁcidos e basespt_BR
dc.titleSequência investigativa no ensino de química utilizando os conceitos de ácidos e bases para a discussão dos efeitos nocivos causados pela mistura de produtos de limpeza.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxChemistry teaching can become meaningful for students as they manage to assimilate prior knowledge with new concepts and establish connections with everyday situations. In this way, the present study aimed to understand the implications of an investigative teaching sequence, involving the concepts of acids and bases, in promoting meaningful learning in chemistry education. With a qualitative and exploratory approach, the study was based on a case study with a group of basic education students at a reference school in the city of Caruaru-PE. The research methods adopted for data collection included participant observation, along with the application of a preliminary questionnaire and textual production. These data were analyzed based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, considering the categories developed from the students' responses in the preliminary questionnaire, the development of the didactic sequence, and the pre-established categories for analyzing textual productions according to the Types of Meaningful Learning. As a result, the investigative teaching sequence showed that students were able to establish a connection between chemical concepts and the proposed problem, either through acquiring new knowledge or restructuring prior knowledge. Regarding meaningful learning, the presence of the three types proposed by Ausubel was observed. Representational learning was identified when students made a connection between reading information on cleaning product labels and the safe use of these products, attributing potential meaning to such information. Conceptual learning was manifested as they demonstrated the ability to assign meaning to the concepts, assimilating them into pre-existing ideas in their cognitive structure. Propositional learning was evidenced when students presented new knowledge or restructured prior knowledge on the content and the problem addressed. Thus, it is hoped that this study can serve as a basis for applying investigative teaching sequences in other educational contexts, promoting meaningful and contextualized learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paula Franciely Torres de Barros.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons