Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59227

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorTELES, Jaqueline de Araújo Pereira-
dc.date.accessioned2024-12-17T15:14:01Z-
dc.date.available2024-12-17T15:14:01Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2024-12-17-
dc.identifier.citationTELES, Jaqueline de Araújo Pereira. Práticas de leitura e compreensão de textos: análise de um livro didático de língua portuguesa do 1º ano aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59227-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva, de um modo geral, investigar como um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental, aprovado no PNLD 2023, aborda práticas de leitura de textos. O estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa documental, com apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os gêneros textuais dispostos no LD são utilizados mais como pretextos para responder perguntas objetivas e de cópias. Identificamos que, em relação ao que se lê, há um predomínio de textos da tradição oral, o que limita a diversidade de gêneros propostos. Assim, a finalidade das atividades de leitura é, em grande parte, voltada para a “decodificação” e não para uma compreensão mais ampla dos textos. Nas modalidades de leitura, os comandos sugerem que é o professor quem deve ler os textos em voz alta. Nas estratégias de leitura presentes no LD, constatamos que o enfoque está, sobretudo, no uso do texto para trabalhar as letras e os seus sons. Com isso, percebemos que o LD de Língua Portuguesa Bem Me Quer Mais apresenta um retrocesso em relação aos livros didáticos aprovados antes do PNLD 2023, pois ele se sustenta, sobretudo, nos princípios da PNA, que tem como foco o método fônico, trabalhando letra por letra, fonema por fonema, utilizando a pauta caligráfica, com foco a repetição.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titlePráticas de leitura e compreensão de textos: análise de um livro didático de língua portuguesa do 1º ano aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to explore how a 1st-grade Portuguese Language textbook, approved by the PNLD 2023, addresses teading and text comprehension practices. The research was based on documentary analysis, supported by content analysis. Findings revealed that the text genres featured in the textbook are mainly used as tools for answering straightforward questions and copying exercises. Regarding the type of reading, there is an over-reliance on oral tradition texts, which restricts the variety of genres available. As a result, the focus of reading activities leans heavily toward “decoding” rather than promoting deeper text comprehension. Instructions suggest that the teacher is typically expected to read texts aloud. When it comes to reading strategies, the emphasis is primarily on teaching letters and sounds through the text. This approach shows that the Bem Me Quer Mais textbook represents a step back from textbooks approved before PNLD 2023, as it is mainly grounded in the PNA principles, which prioritize the phonics method, focusing on individual letters and phonemes, with repetitive handwriting exercises as a key feature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-JAQUELINE DE ARAÚJO PEREIRA TELES (1).pdf15,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons