Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Bruna Herculano da Silva-
dc.contributor.authorPEREIRA, Joanna Soares de Campos-
dc.date.accessioned2024-12-17T22:22:14Z-
dc.date.available2024-12-17T22:22:14Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2024-11-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Joanna Soares de Campos. Análise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construção. 2024 . Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242-
dc.description.abstractA escola tem sido considerada um espaço aberto para discussão de diversas temáticas, dentre elas está alimentação saudável, pautada na Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O Marco de Referência da EAN para as Políticas Públicas (BRASIL, 2012) a conceitua como um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional. Na escola, a EAN pode assumir diferentes perspectivas no currículo como por exemplo, um caráter transversal ou ser um componente curricular e ainda se revelar sob diferentes visões: biologicista, psicológica, social, ambiental, econômica, etc. Este trabalho, tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em pedagogia sobre a EAN e qual importância atribuem à esta abordagem na sua ação docente em construção. Para tanto, foi construído um questionário, com cinco perguntas abertas, através do qual buscamos analisar os seguintes aspectos: concepções de EAN, a sua importância nos anos iniciais, o modo como abordar esse tema com as crianças, o seu caráter interdisciplinar e se a temática pode ser considerada como uma disciplina obrigatória no currículo. As respostas do questionário foram analisadas tomando como referência marcos legais da EAN no Brasil e os aspectos teóricos relativos ao tema que se constituíram enquanto concepções para evidenciar o que esses estudantes pensam em relação ao objeto de estudo.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectAção Docentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.titleAnálise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4922693876277457pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://www.escavador.com/sobre/7033130/bruna-herculano-da-silva#profissionalpt_BR
dc.description.abstractxThe school has been considered an open space for discussing various topics, including healthy eating, based on Food and Nutritional Education (EAN). The EAN Reference Framework for Public Policies (BRASIL, 2012) conceptualizes it as a field of knowledge and continuous and permanent, transdisciplinary, intersectoral and multi-professional practice. At school, EAN can assume different perspectives in the curriculum, for example, a transversal character or be a curricular component and also reveal itself from different perspectives: biological, psychological, social, environmental, economic, etc. This work aims to analyze the conceptions of pedagogy graduates about EAN and the importance they attribute to this approach in their teaching activity under construction. To this end, a questionnaire was created, with five open questions, through which we sought to analyze the following aspects: conceptions of EAN, its importance in the early years, the way to approach this topic with children, its interdisciplinary character and whether the theme can be considered as a mandatory subject in the curriculum. The responses to the questionnaire were analyzed taking as a reference the legal frameworks of EAN in Brazil and the theoretical aspects related to the topic that were constituted as concepts to highlight what these students think in relation to the object of study.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentInterdepartamentalpt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons