Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242
Compartilhe esta página
Título: | Análise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construção |
Autor(es): | PEREIRA, Joanna Soares de Campos |
Palavras-chave: | Educação Alimentar e Nutricional; Ação Docente; Pedagogia; Concepções |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Citação: | PEREIRA, Joanna Soares de Campos. Análise de concepções de licenciandos em pedagogia sobre educação alimentar e nutricional e sua importância na ação docente em construção. 2024 . Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2022. |
Abstract: | A escola tem sido considerada um espaço aberto para discussão de diversas temáticas, dentre elas está alimentação saudável, pautada na Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O Marco de Referência da EAN para as Políticas Públicas (BRASIL, 2012) a conceitua como um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional. Na escola, a EAN pode assumir diferentes perspectivas no currículo como por exemplo, um caráter transversal ou ser um componente curricular e ainda se revelar sob diferentes visões: biologicista, psicológica, social, ambiental, econômica, etc. Este trabalho, tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em pedagogia sobre a EAN e qual importância atribuem à esta abordagem na sua ação docente em construção. Para tanto, foi construído um questionário, com cinco perguntas abertas, através do qual buscamos analisar os seguintes aspectos: concepções de EAN, a sua importância nos anos iniciais, o modo como abordar esse tema com as crianças, o seu caráter interdisciplinar e se a temática pode ser considerada como uma disciplina obrigatória no currículo. As respostas do questionário foram analisadas tomando como referência marcos legais da EAN no Brasil e os aspectos teóricos relativos ao tema que se constituíram enquanto concepções para evidenciar o que esses estudantes pensam em relação ao objeto de estudo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59242 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2_Artigo-Joanna Soares- Versão Definitiva.pdf | 337,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Ficha Catalográfica- TCC-JOANNA SOARES.pdf | 2,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_(Joana)_assinado.pdf | 35,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons