Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59261

Compartilhe esta página

Título: Covid-19 e lacunas no processo de alfabetização: ações de professores para o enfrentamento às dificuldades de leitura e escrita nos anos finais do ensino fundamental no período pós-pandêmico
Autor(es): TEIXEIRA, Alanis Medeiros
Palavras-chave: Alfabetização; Covid-19; Anos Finais; Ensino Fundamental
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: TEIXEIRA, Alanis Medeiros. Covid 19 e lacunas no processo de alfabetização: ações de professores para o enfrentamento às dificuldades de leitura e escrita nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período pós-pandêmico. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este artigo relata uma investigação acerca das ações de professores de Língua Portuguesa do Estado de Pernambuco no enfrentamento às dificuldades de alfabetização dos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental após o período da pandemia do Covid-19. Foram realizadas entrevistas com três professores de diferentes redes públicas de ensino para verificar as dificuldades de leitura e escrita identificadas por estes docentes e as ações realizadas para lidar com essas dificuldades. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, utiliza como recurso metodológico a análise de conteúdo (Bardin,1997) e se classifica como um estudo de casos múltiplos. Os resultados obtidos apontam para uma variedade de estratégias utilizadas pelos professores participantes da pesquisa que, mesmo sem terem subsídios em sua formação para o trabalho com a alfabetização, contemplam diversas dimensões desse processo e esforçam-se para integrar os estudantes proporcionando a continuidade das aprendizagens no componente de língua portuguesa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59261
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alanis Medeiros Teixeira.pdf217,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons