Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59262

Compartilhe esta página

Título: Práticas pedagógicas para crianças autistas em uma creche municipal do Recife.
Autor(es): SANTANA, Eunice Maria Marinho de
COSTA, Maria Heloise Rodrigues da
Palavras-chave: Inclusão; Autismo; Práticas Pedagógicas
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: SANTANA, Eunice Maria Marinho de; COSTA, Maria Heloise Rodrigues da. Práticas pedagógicas para crianças autistas em uma creche municipal do Recife.2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas e de inclusão na Creche Escola Ariano Vilar Suassuna para crianças autistas, avaliando sua eficácia no apoio ao desenvolvimento dessas crianças. Os objetivos específicos são: avaliar a eficiência dos materiais com adequação utilizados na creche para atender às necessidades das crianças autistas; investigar a disponibilidade e uso de recursos adequados para a inclusão das crianças autistas e verificar a existência do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Utilizando uma abordagem qualitativa de estudo de caso, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível perceber que a escola se apresenta muito bem articulada no processo de inclusão dos alunos autistas, apesar dos desafios diários apresentados pelas professoras entrevistadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59262
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eunice Maria Marinho de Santana e Maria Heloise Rodrigues da Costa.pdf
  Item embargado até 2026-03-12
309,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons