Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59262

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorSANTANA, Eunice Maria Marinho de-
dc.contributor.authorCOSTA, Maria Heloise Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-12-18T19:00:24Z-
dc.date.available2024-12-18T19:00:24Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2024-12-06-
dc.identifier.citationSANTANA, Eunice Maria Marinho de; COSTA, Maria Heloise Rodrigues da. Práticas pedagógicas para crianças autistas em uma creche municipal do Recife.2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59262-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas e de inclusão na Creche Escola Ariano Vilar Suassuna para crianças autistas, avaliando sua eficácia no apoio ao desenvolvimento dessas crianças. Os objetivos específicos são: avaliar a eficiência dos materiais com adequação utilizados na creche para atender às necessidades das crianças autistas; investigar a disponibilidade e uso de recursos adequados para a inclusão das crianças autistas e verificar a existência do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Utilizando uma abordagem qualitativa de estudo de caso, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível perceber que a escola se apresenta muito bem articulada no processo de inclusão dos alunos autistas, apesar dos desafios diários apresentados pelas professoras entrevistadas.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas para crianças autistas em uma creche municipal do Recife.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7967403426157399pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5237394238086835pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.description.abstractxThis research has the general objective of analyzing the pedagogical and inclusion practices at Creche Escola Ariano Vilar Suassuna for autistic children, evaluating their effectiveness in supporting the development of these children. The specific objectives are: to evaluate the efficiency of appropriate materials used in daycare to meet the needs of autistic children; Investigate the availability and use of resources for the inclusion of autistic children and verify the existence of the Individual Development Plan (PDI). Using a qualitative case study approach, data was found through semi-structured interviews with teachers. The results were overwhelming. The school is very well articulated in the process of including autistic students, despite the daily challenges presented by the teachers interviewed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eunice Maria Marinho de Santana e Maria Heloise Rodrigues da Costa.pdf
  Item embargado até 2026-03-12
309,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons