Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59262
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Eunice Maria Marinho de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Maria Heloise Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T19:00:24Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T19:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Eunice Maria Marinho de; COSTA, Maria Heloise Rodrigues da. Práticas pedagógicas para crianças autistas em uma creche municipal do Recife.2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia-Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59262 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas e de inclusão na Creche Escola Ariano Vilar Suassuna para crianças autistas, avaliando sua eficácia no apoio ao desenvolvimento dessas crianças. Os objetivos específicos são: avaliar a eficiência dos materiais com adequação utilizados na creche para atender às necessidades das crianças autistas; investigar a disponibilidade e uso de recursos adequados para a inclusão das crianças autistas e verificar a existência do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Utilizando uma abordagem qualitativa de estudo de caso, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível perceber que a escola se apresenta muito bem articulada no processo de inclusão dos alunos autistas, apesar dos desafios diários apresentados pelas professoras entrevistadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas para crianças autistas em uma creche municipal do Recife. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7967403426157399 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5237394238086835 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has the general objective of analyzing the pedagogical and inclusion practices at Creche Escola Ariano Vilar Suassuna for autistic children, evaluating their effectiveness in supporting the development of these children. The specific objectives are: to evaluate the efficiency of appropriate materials used in daycare to meet the needs of autistic children; Investigate the availability and use of resources for the inclusion of autistic children and verify the existence of the Individual Development Plan (PDI). Using a qualitative case study approach, data was found through semi-structured interviews with teachers. The results were overwhelming. The school is very well articulated in the process of including autistic students, despite the daily challenges presented by the teachers interviewed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eunice Maria Marinho de Santana e Maria Heloise Rodrigues da Costa.pdf Item embargado até 2026-03-12 | 309,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons