Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59293
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rafaela Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T18:19:08Z | - |
dc.date.available | 2024-12-23T18:19:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafaela Maria da. Gestão escolar e a participação da família na escola. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59293 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute as contribuições da gestão escolar para a promoção da participação da família na escola, tomando como fundamentação teórica as contribuições de autores como Libâneo, Oliveira e Toschi (2007), Lück (2009), Paro (1998) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola de referência localizada na área urbana de um município no interior de Pernambuco, contando como sujeitos da pesquisa a gestora, vice-gestora e o representante do conselho. A presente pesquisa é de natureza qualitativa a partir de Minayo (2007) essa abordagem possibilitou interpretar os dados para melhor compreender o objetivo, como também, a questão geradora da pesquisa, que busca saber como a gestão escolar contribui para a promoção da participação da família na escola. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação, análise documental e a entrevista. Para análise de dados, nos fundamentamos em Bardin (2016), através da análise de conteúdo, a qual foi possível identificar que a gestão tem buscado formas de promover a aproximação com as famílias, através da realização de eventos escolares. Apesar dos desafios do contexto neoliberal, a gestão, em sua prática cotidiana, demonstra interesse em mobilizar as famílias para que elas tenham consciência da sua responsabilidade e importância no contexto escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Relação família e escola | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar e a participação da família na escola. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VERSÃO FINAL.pdf | 281,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons