Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Maria da-
dc.date.accessioned2024-12-23T18:19:08Z-
dc.date.available2024-12-23T18:19:08Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Maria da. Gestão escolar e a participação da família na escola. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59293-
dc.description.abstractO presente artigo discute as contribuições da gestão escolar para a promoção da participação da família na escola, tomando como fundamentação teórica as contribuições de autores como Libâneo, Oliveira e Toschi (2007), Lück (2009), Paro (1998) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola de referência localizada na área urbana de um município no interior de Pernambuco, contando como sujeitos da pesquisa a gestora, vice-gestora e o representante do conselho. A presente pesquisa é de natureza qualitativa a partir de Minayo (2007) essa abordagem possibilitou interpretar os dados para melhor compreender o objetivo, como também, a questão geradora da pesquisa, que busca saber como a gestão escolar contribui para a promoção da participação da família na escola. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação, análise documental e a entrevista. Para análise de dados, nos fundamentamos em Bardin (2016), através da análise de conteúdo, a qual foi possível identificar que a gestão tem buscado formas de promover a aproximação com as famílias, através da realização de eventos escolares. Apesar dos desafios do contexto neoliberal, a gestão, em sua prática cotidiana, demonstra interesse em mobilizar as famílias para que elas tenham consciência da sua responsabilidade e importância no contexto escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectRelação família e escolapt_BR
dc.titleGestão escolar e a participação da família na escola.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VERSÃO FINAL.pdf281,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons