Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59295

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorMINERVINO, Damarys Alexia de Lima-
dc.date.accessioned2024-12-23T19:52:50Z-
dc.date.available2024-12-23T19:52:50Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-12-18-
dc.identifier.citationMINERVINO, Damarys Alexia de Lima. Escola e infância nos anos iniciais do ensino fundamental: os dizeres, as temporalidades da infância e as forças que estruturam e habitam o território escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59295-
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como foco a infância e a escola, suas temporalidades, seus dizeres e as forças que estruturam e habitam o território escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi cartografar as ações, os gestos e os dizeres das crianças, considerando as experiências que surgem delas e da própria infância, permitindo explorar diferentes maneiras de entender e habitar o espaço educacional. O caminhar teórico incluiu autores como Almeida (2021), Gaivota (2018; 2024), Kohan (2010; 2014; 2015; 2017; 2020), Masschelein e Simons (2014), dentre outros autores. O estudo, de inspiração cartográfica, foi experienciado com crianças entre 6 e 9 anos (1° ano e 4° ano do Ensino Fundamental) em uma escola da rede municipal do agreste de Pernambuco, constituída como campo empírico. O processo de desenvolvimento da pesquisa foi realizado com e entre as crianças, observando suas expressões e instaurando reflexões sobre o território escolar nos Anos Iniciais do Fundamental. A pesquisa buscou problematizar as experiências das crianças com um olhar para o ‘invisível’ que se configura nas pequenas coisas que fogem da nossa atenção. O invisível só é percebido a partir do desenvolvimento de um olhar sensível, que foge do que estamos habituados a observar, promovendo uma visão da infância que se afasta da lógica de produtividade, das formas rígidas e das rotinas estabelecidas a partir de forças estruturantes, incentivando novas maneiras de vivenciar esses espaços. As múltiplas expressões das crianças, seus movimentos, dizeres e invencionices, foram fontes de inspiração para pensar e compreender o território escolar dos Anos Iniciais do Fundamental.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectForçaspt_BR
dc.subjectDizerespt_BR
dc.subjectTemporalidades da infânciapt_BR
dc.titleEscola e infância nos anos iniciais do ensino fundamental: os dizeres, as temporalidades da infância e as forças que estruturam e habitam o território escolar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7716972298802075pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.description.abstractxAbstract: This research focused on childhood and school, their temporalities, their sayings, and the forces that structure and inhabit the school territory of the Early Years of Elementary School. The objective was to map the actions, gestures, and sayings of children, considering the experiences that arise from them and from childhood itself, allowing us to explore different ways of understanding and inhabiting the educational space. The theoretical path included authors such as Almeida (2021), Gaivota (2018; 2024), Kohan (2010; 2014; 2015; 2017; 2020), Masschelein and Simons (2014), among other authors. The study, inspired by cartography, was experienced with children between 6 and 9 years old (1st and 4th grades of Elementary School) in a municipal school in the agreste region of Pernambuco, constituted as an empirical field. The research development process was carried out with and among the children, observing their expressions and instigating reflections on the school environment in the Early Years of Elementary School. The research sought to problematize the children’s experiences by looking at the ‘invisible’ that is configured in the small things that escape our attention. The invisible is only perceived through the development of a sensitive perspective, which escapes what we are used to observing, promoting a vision of childhood that moves away from the logic of productivity, rigid forms and routines established by structuring forces, encouraging new ways of experiencing these spaces. The children’s multiple expressions, their movements, sayings and inventions, were sources of inspiration for thinking about and understanding the school environment in the Early Years of Elementary School.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Damarys Alexia de Lima Minervino.PDF579,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons