Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59306

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA JÚNIOR, Adilson Aquino-
dc.contributor.authorSILVA, Gilvia Vitória Lima-
dc.date.accessioned2024-12-26T12:43:26Z-
dc.date.available2024-12-26T12:43:26Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-11-18-
dc.identifier.citationSILVA, Gilvia Vitória Lima. Serviço social na educação em Pernambuco nas décadas de 1940-1980. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59306-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema o Serviço Social na Educação em Pernambuco nas décadas de 1940-1980. O objetivo é compreender o papel desses profissionais no campo educacional. A pesquisa resgata a trajetória histórica da inserção do Serviço Social nas políticas educacionais e reflete sobre sua relevância contemporânea, considerando a promulgação da Lei nº 13.935/2019, que estabelece a presença de assistentes sociais nas redes públicas de ensino. Este estudo se fundamenta em uma análise crítica e dialética, recorrendo a uma abordagem qualitativa. A pesquisa faz uso de revisão bibliográfica e documental, com consulta a materiais históricos, como Trabalhos e Conclusão de Curso, leis, decretos e publicações acadêmicas da época, além de produções contemporâneas que abordam a inserção dos assistentes sociais na educação. O trabalho também busca oferecer subsídios para debates atuais sobre a importância de uma educação inclusiva e integral, que leve em conta as múltiplas expressões da questão social e as contribuições dos assistentes sociais na mediação dessas demandas resgatando a história de uma atuação passada.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleServiço social na educação em Pernambuco nas décadas de 1940-1980pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMACHADO, Giovanny Simon-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5970712377367451pt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on Social Work in Education in Pernambuco in the 1940s and 1980s. The objective is to understand the role of these professionals in the educational field. The research examines the historical trajectory of the insertion of Social Work in educational policies and reflects on its contemporary relevance, considering the enactment of Law No. 13,935/2019, which establishes the presence of social workers in public education systems. This study is based on a critical and dialectical analysis, using a qualitative approach. The research uses a bibliographic and documentary review, with consultation of historical materials, such as Course Conclusion Papers, laws, decrees and academic publications of the time, in addition to contemporary productions that address the insertion of social workers in education. The work also seeks to provide support for current debates on the importance of inclusive and comprehensive education, which takes into account the multiple expressions of the social issue and the contributions of social workers in mediating these demands, rescuing the history of past actions.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5004250744121399pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilvia Vitória Lima Silva-1.pdf744,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons