Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59319

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira, Naralina Viana Soares da Silva-
dc.contributor.authorSobral, Pablo Henrick Pimentel da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-26T18:39:29Z-
dc.date.available2024-12-26T18:39:29Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-12-18-
dc.identifier.citationSOBRAL, Pablo Henrick Pimentel da Silva. Relação entre uma formação continuada e a (des)motivação de professores para utilização de jogos digitais em sala de aula. 2024. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59319-
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos atuais possuem grande importância no nosso cotidiano marcando presença na vida de muitos estudantes que, muitas vezes, utilizam dessas tecnologias, principalmente, de telefones celulares em sala de aula, causando momentos de distração prejudicando tanto seu aprendizado quanto o fazer docente. A tecnologia, muitas vezes, se faz presente em sala de aula, mas não como uma ferramenta para auxiliar o professor. Apesar disso, há tecnologias voltadas para o ambiente educacional, entretanto muitas delas não são conhecidas o suficiente para serem utilizadas em sala de aula, então para o professor pensar na possibilidade de usar tais recursos digitais, ele precisa conhecê-los. Acredita-se que uma formação continuada voltada para o uso de jogos digitais pode motivar a utilização de tais ferramentas por parte dos professores. Dessa forma, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: ―Como a formação continuada com jogos digitais pode contribuir para a motivação do uso destas ferramentas em sala de aula?‖, tendo como objetivo principal analisar o impacto da formação continuada na motivação do uso destas ferramentas em sala de aula. Para fundamentar os pilares deste trabalho, referenciamos Kenski (2007), com suas ideias sobre Educação e tecnologias. Nos apoiamos em Busarello (2016), Jacobsen (2013), Sperotto (2013), Silveira (1998) e Barone (1998) para abordar sobre motivação, gamificação e jogos digitais. Para o embasamento teórico a respeito de formação continuada e cyberformação foi pesquisado sobre as ideias de Chimentão (2009), Souza (2021), Vanini (2013), Rosa (2013) e Pazuch (2013). E abordando também algumas concepções de Ole Skovsmose(2001) a respeito da matemática e tecnologia na sociedade. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia de natureza aplicada, de abordagem descritiva, pelo procedimento de pesquisa em campo, considerando que a coleta de dados ocorreu durante o Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano (EMAP), onde foi aplicada uma oficina/formação continuada. Sete pessoas participaram desta pesquisa, apresentando estratégias para utilizar jogos digitais em sala de aula e, por meio de um questionário a respeito da oficina/formação continuada, foram coletados os dados para análise. A partir das análises pode-se dizer que a problemática foi respondida e o objetivo principal foi alcançado, apresentando como resultado fortes indícios de que a oficina/formação continuada influenciou positivamente os participantes na motivação para utilizar jogos digitais em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectAprendizagem Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectCyberformaçãopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleRelação entre uma formação continuada e a (des)motivação de professores para utilização de jogos digitais em sala de aula.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4498037849511434pt_BR
dc.description.abstractxCurrent technological advances are very important in our daily lives, and are present in the lives of many students who often use these technologies, especially cell phones, in the classroom, causing moments of distraction that harm both their learning and their teaching. Technology is often present in the classroom, but not as a tool to assist the teacher. Despite this, there are technologies aimed at the educational environment, however many of them are not well-known enough to be used in the classroom, so for the teacher to consider the possibility of using such digital resources, he or she needs to know them. It is believed that continuing education focused on the use of digital games can motivate the use of such tools by teachers. Therefore, we developed the following research problem: ―How can continuing education with digital games contribute to the motivation to use these tools in the classroom?‖, with the main objective of analyzing the impact of continuing education on the motivation to use these tools in the classroom. To support the pillars of this work, we reference Kenski (2007), with his ideas on Education and technologies. We relied on Busarello (2016), Jacobsen (2013), Sperotto (2013), Silveira (1998) and Barone (1998) to address motivation, gamification and digital games. For the theoretical basis regarding continuing education and cybertraining, we researched the ideas of Chimentão (2009), Souza (2021), Vanini (2013), Rosa (2013) and Pazuch (2013). We also addressed some conceptions of Ole Skovsmose (2001) regarding mathematics and technology in society. This study was developed based on an applied methodology, with a descriptive approach, through the field research procedure, because the application was during the period of the EMAP congress (Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano), where a workshop/continuing education was applied. Seven people participated in this research, presenting strategies for using digital games in the classroom and, through a questionnaire about the workshop/continuing education, data were collected for analysis. Based on the analyses, it can be said that the problem was answered and the main objective was achieved, presenting as a result strong evidence that the workshop/continuing education positively influenced the participants in the motivation to use digital games in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Pablo Henrick Pimentel da Silva Sobral.pdf1,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons