Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59319

Compartilhe esta página

Título: Relação entre uma formação continuada e a (des)motivação de professores para utilização de jogos digitais em sala de aula.
Autor(es): Sobral, Pablo Henrick Pimentel da Silva
Palavras-chave: Jogos digitais; Aprendizagem Matemática; Formação continuada; Cyberformação; Recursos didáticos
Data do documento: 16-Out-2024
Citação: SOBRAL, Pablo Henrick Pimentel da Silva. Relação entre uma formação continuada e a (des)motivação de professores para utilização de jogos digitais em sala de aula. 2024. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Os avanços tecnológicos atuais possuem grande importância no nosso cotidiano marcando presença na vida de muitos estudantes que, muitas vezes, utilizam dessas tecnologias, principalmente, de telefones celulares em sala de aula, causando momentos de distração prejudicando tanto seu aprendizado quanto o fazer docente. A tecnologia, muitas vezes, se faz presente em sala de aula, mas não como uma ferramenta para auxiliar o professor. Apesar disso, há tecnologias voltadas para o ambiente educacional, entretanto muitas delas não são conhecidas o suficiente para serem utilizadas em sala de aula, então para o professor pensar na possibilidade de usar tais recursos digitais, ele precisa conhecê-los. Acredita-se que uma formação continuada voltada para o uso de jogos digitais pode motivar a utilização de tais ferramentas por parte dos professores. Dessa forma, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: ―Como a formação continuada com jogos digitais pode contribuir para a motivação do uso destas ferramentas em sala de aula?‖, tendo como objetivo principal analisar o impacto da formação continuada na motivação do uso destas ferramentas em sala de aula. Para fundamentar os pilares deste trabalho, referenciamos Kenski (2007), com suas ideias sobre Educação e tecnologias. Nos apoiamos em Busarello (2016), Jacobsen (2013), Sperotto (2013), Silveira (1998) e Barone (1998) para abordar sobre motivação, gamificação e jogos digitais. Para o embasamento teórico a respeito de formação continuada e cyberformação foi pesquisado sobre as ideias de Chimentão (2009), Souza (2021), Vanini (2013), Rosa (2013) e Pazuch (2013). E abordando também algumas concepções de Ole Skovsmose(2001) a respeito da matemática e tecnologia na sociedade. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia de natureza aplicada, de abordagem descritiva, pelo procedimento de pesquisa em campo, considerando que a coleta de dados ocorreu durante o Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano (EMAP), onde foi aplicada uma oficina/formação continuada. Sete pessoas participaram desta pesquisa, apresentando estratégias para utilizar jogos digitais em sala de aula e, por meio de um questionário a respeito da oficina/formação continuada, foram coletados os dados para análise. A partir das análises pode-se dizer que a problemática foi respondida e o objetivo principal foi alcançado, apresentando como resultado fortes indícios de que a oficina/formação continuada influenciou positivamente os participantes na motivação para utilizar jogos digitais em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59319
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pablo Henrick Pimentel da Silva Sobral.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons