Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320
Compartilhe esta página
Título: | Contradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores. |
Autor(es): | Silva, Flaviane Araujo da Barbosa, Maria Clara da Silva |
Palavras-chave: | Protagonismo Juvenil; Gestão democrática; Ensino médio |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Citação: | SILVA, Flaviane Araujo da; BARBOSA, Maria Clara da Silva. Contradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Neste estudo buscamos compreender como se configura o papel do protagonismo juvenil no ensino médio integral a partir da visão de gestores, professores e estudantes. A investigação teve caráter qualitativo, baseada em uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com três alunos, três professores e a gestora de uma escola da rede estadual de Pernambuco, em Recife. Conclui-se que embora o discurso sobre o desenvolvimento integral dos estudantes seja promovido nos documentos que versam sobre o protagonismo juvenil, na prática, de forma contraditória, as cobranças e pressões interferem na construção de uma verdadeira autonomia, do autoconhecimento e da promoção de uma gestão democrática na escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FLAVIANE ARAUJO DA SILVA E MARIA CLARA DA SILVA BARBOSA.pdf | 364,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons