Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320

Compartilhe esta página

Título: Contradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores.
Autor(es): Silva, Flaviane Araujo da
Barbosa, Maria Clara da Silva
Palavras-chave: Protagonismo Juvenil; Gestão democrática; Ensino médio
Data do documento: 26-Set-2024
Citação: SILVA, Flaviane Araujo da; BARBOSA, Maria Clara da Silva. Contradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste estudo buscamos compreender como se configura o papel do protagonismo juvenil no ensino médio integral a partir da visão de gestores, professores e estudantes. A investigação teve caráter qualitativo, baseada em uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com três alunos, três professores e a gestora de uma escola da rede estadual de Pernambuco, em Recife. Conclui-se que embora o discurso sobre o desenvolvimento integral dos estudantes seja promovido nos documentos que versam sobre o protagonismo juvenil, na prática, de forma contraditória, as cobranças e pressões interferem na construção de uma verdadeira autonomia, do autoconhecimento e da promoção de uma gestão democrática na escola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FLAVIANE ARAUJO DA SILVA E MARIA CLARA DA SILVA BARBOSA.pdf364,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons