Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320

Comparte esta pagina

Título : Contradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores.
Autor : Silva, Flaviane Araujo da
Barbosa, Maria Clara da Silva
Palabras clave : Protagonismo Juvenil; Gestão democrática; Ensino médio
Fecha de publicación : 26-sep-2024
Citación : SILVA, Flaviane Araujo da; BARBOSA, Maria Clara da Silva. Contradições do protagonismo juvenil em uma escola de tempo integral da rede estadual de Pernambuco: a percepção de estudantes, gestora e professores. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Neste estudo buscamos compreender como se configura o papel do protagonismo juvenil no ensino médio integral a partir da visão de gestores, professores e estudantes. A investigação teve caráter qualitativo, baseada em uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada com três alunos, três professores e a gestora de uma escola da rede estadual de Pernambuco, em Recife. Conclui-se que embora o discurso sobre o desenvolvimento integral dos estudantes seja promovido nos documentos que versam sobre o protagonismo juvenil, na prática, de forma contraditória, as cobranças e pressões interferem na construção de uma verdadeira autonomia, do autoconhecimento e da promoção de uma gestão democrática na escola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59320
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FLAVIANE ARAUJO DA SILVA E MARIA CLARA DA SILVA BARBOSA.pdf364,22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons