Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59323

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALCOFORADO, Elidomar da Silva-
dc.contributor.authorARAGÃO, Bernardo Cordeiro-
dc.contributor.authorLIRA, Mirelly Geovana da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-27T12:17:15Z-
dc.date.available2024-12-27T12:17:15Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationARAGÃO, Bernardo Cordeiro; LIRA, Mirelly Geovana da Silva. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO SETOR HOTELEIRO DE RECIFE: uma compreensão do atendimento às pessoas com deficiência. 2024. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Hotelaria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59323-
dc.description.abstractOs serviços de hospedagem que atendam às necessidades dos clientes é um tema crucial, que se insere em um contexto histórico e social mais amplo. Entretanto, o acesso a esses serviços nem sempre foi equitativo, especialmente para pessoas com deficiência que, possuem uma história marcada por lutas por acessibilidade e inclusão, culminando na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em 2006, que impulsionou a conscientização e ações para tornar os espaços e serviços mais acessíveis. Os tipos variados de deficiências destacam a diversidade desse grupo de pessoas e a importância de serviços inclusivos. A acessibilidade é um pilar fundamental para o setor hoteleiro, pois a adaptação de espaços e serviços não apenas atende às exigências legais, mas também garante a inclusão e o conforto de todos os hóspedes. O objetivo deste trabalho é compreender o atendimento às pessoas com deficiência no setor hoteleiro de Recife, numa perspectiva de acessibilidade e inclusão. A metodologia utilizada partiu de uma análise estatística descritiva e qualitativa a partir das respostas obtidas com os hotéis investigados, tratando-se de um estudo de caso. Os resultados sugerem que a indústria hoteleira em Recife enfrenta desafios significativos em termos de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectacessibilidadept_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjecthotéispt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleAcessibilidade e Inclusão no Setor Hoteleiro de Recife: uma análise do atendimento às pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6864014988621371pt_BR
dc.description.abstractxHospitality services that meet customer needs is a crucial topic, which fits into a broader historical and social context. However, access to these services has not always been equitable, especially for people with disabilities, who have a history marked by struggles for accessibility and inclusion, culminating in the Convention on the Rights of Persons with Disabilities, in 2006, which boosted awareness and actions to make spaces and services more accessible. The varying types of disabilities highlight the diversity of this group of people and the importance of inclusive services. Accessibility is a fundamental pillar for the hotel sector, as the adaptation of spaces and services not only meets legal requirements, but also guarantees the inclusion and comfort of all guests. The objective of this work is to understand the service provided to people with disabilities in the hotel sector in Recife, from an accessibility and inclusion perspective. The methodology used was based on a descriptive and qualitative statistical analysis based on the responses obtained from the hotels investigated, in the case of a case study. The results suggest that the hotel industry in Recife faces significant challenges in terms of accessibility and inclusion of people with disabilities.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Hotelariapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Hotelaria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BERNARDO CORDEIRO ARAGÃO E MIRELLY GEOVANA DA SILVA LIRA.pdf571,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons