Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59337
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Anjos, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | Maciel, Caroline da Silva Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-31T21:37:04Z | - |
dc.date.available | 2024-12-31T21:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-28 | - |
dc.identifier.citation | Maciel , Caroline da Silva Alves. Diálogo entre os diferentes níveis de conhecimento químico na orientação de uma proposta de atividades didáticas para favorecimento da compreensão das leis ponderais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59337 | - |
dc.description.abstract | A Química é uma disciplina em que sua teoria e prática devem estar necessariamente interligadas. Essa premissa também é especificamente válida, para o conteúdo de leis ponderais, sendo em seu aprendizado necessário a apreensão de elementos teóricos e práticos. Em consequência à desatenção dessa peculiaridade, durante o processo de ensino, observa-se por vezes dificuldades na aprendizagem desse conteúdo em decorrência da dificuldade dos estudantes em interpretar as ações, associadas aos procedimentos lógico matemáticos, realizadas na sistematização dos dados com vistas a quantificação dos fenômenos. De tal maneira a presente pesquisa buscou compreender a implicação de relacionar os níveis de conhecimento químico, na perspectiva de Méheut e Kermen, na compreensão de procedimentos de quantificação e explicações de fenômenos associados a leis ponderais. A pesquisa tem um viés qualitativo e exploratório que buscou analisar uma sequência didática organizada de acordo com os níveis de conhecimento químico proposto por Méheut e Kermen, a saber: Microscópico, Simbólico, Macroscópico e Empírico. Metodologicamente, foi analisado o discurso dos estudantes e sua compreensão do conteúdo, com base nos Níveis de Conhecimento Químico. Como resultados observou-se que a partir dos momentos da sequência os estudantes conseguiam transitar de um nível de conhecimento para outro, destacando representações, cálculos e relações atômica-moleculares, evidenciando dessa forma a presença dos níveis de conhecimento não apenas no momento elaborado especificamente a sua emergência, mas também na promoção de um diálogo entre eles para a interpretação da linguagem química e da compreensão das leis ponderais. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Leis Ponderais | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Níveis de conhecimento químico | pt_BR |
dc.title | Diálogo entre os diferentes níveis de conhecimento químico na orientação de uma proposta de atividades didáticas para favorecimento da compreensão das leis ponderais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Chemistry is a discipline in which theory and practice must necessarily be interconnected. This premise is also specifically valid for the content of ponderal laws, and its learning requires the apprehension of theoretical and practical elements. As a result of the lack of attention to this peculiarity, during the teaching process, difficulties in learning this content are sometimes observed due to the difficulty of students in interpreting the actions, associated with the logical-mathematical procedures, carried out in the systematization of data with a view to quantifying phenomena. In this way, the present research sought to understand the implication of relating the levels of chemical knowledge, from the perspective of Méheut and Kermen, in the understanding of quantification procedures and explanations of phenomena associated with ponderal laws. The research has a qualitative and exploratory bias that sought to analyze a didactic sequence organized according to the levels of chemical knowledge proposed by Méheut and Kermen, namely: Microscopic, Symbolic, Macroscopic and Empirical. Methodologically, the students' discourse and their understanding of the content were analyzed based on the Levels of Chemical Knowledge. As a result, it was observed that from the moments of the sequence, the students were able to move from one level of knowledge to another, highlighting representations, calculations and atomic-molecular relations, thus evidencing the presence of the levels of knowledge not only at the moment specifically designed for their emergence, but also in promoting a dialogue between them for the interpretation of chemical language and the understanding of weight laws. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Caroline da Silva Alves Maciel.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons