Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59352

Share on

Title: Abordagem lúdica para o preparo da criança para a vacinação
Authors: SILVA, AMANDA KAROLINA CIPRIANO SANTOS DA
SILVA, RENATA ISABELLA BARBOZA DA
Keywords: vacinação da criança; educação em saúde; atenção primária à saúde; jogos e brinquedos; enfermagem
Issue Date: 23-Jan-2024
Citation: SILVA, Amanda Karolina Cipriano Santos da; SILVA, Renata Isabella Barboza da. ABORDAGEM LÚDICA PARA O PREPARO DA CRIANÇA PARA A VACINAÇÃO. 2024. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal De Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A vacinação constitui uma medida de promoção à saúde, na prevenção de doenças transmissíveis, sua associação como um procedimento doloroso pelo público infantil, além da falta de discernimento acerca da sua relevância competitiva para a resistência à adesão ao procedimento. O Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) surge como uma tecnologia acessível de utilização pela equipe de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF). O estudo tem como objetivo: compreender na perspectiva dos pais ou responsáveis qual o significado da vacinação e do uso do brinquedo terapêutico na preparação de crianças para este procedimento. Trata-se de um estudo qualitativo e fenomenológico, buscando compreender a essência de um fenômeno através da percepção de quem o vivenciou. A pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade de Saúde da Família do município de Camaragibe- PE, com pais ou responsáveis por crianças aptas a se vacinarem, que aceitaram participar de um momento educativo, com o uso do BTI antes da vacinação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59352
Appears in Collections:(TCC) - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2 OK - Amanda e Renata (2).pdf
  Embargoed Item Until 2025-12-28
2,91 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons