Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59385
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Nathália Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T18:41:11Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T18:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-03 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Nathália Batista de. Filosofia da educação e formação docente: reflexões a partir da experiência na licenciatura em pedagogia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59385 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca compreender o significado da Filosofia da Educação para a formação do licenciando em pedagogia, considerando que essa área desempenha um papel fundamental a esses futuros professores, atuando de forma crítica e reflexiva. O estudo hermenêutico, de caráter bibliográfico, examina como essa disciplina pode enriquecer as abordagens pedagógicas dos futuros pedagogos, considerando para isso uma revisão da literatura a respeito da relação entre Filosofia da Educação e formação docente em pedagogia, destacando as contribuições de filósofos e pensadores. Conclui-se destacando a necessidade de valorizar e aprimorar o papel da Filosofia da Educação na formação de pedagogos, promovendo uma abordagem crítica da filosofia, contextualizada à prática pedagógica. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia na Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Reflexão Crítica | pt_BR |
dc.title | Filosofia da educação e formação docente: reflexões a partir da experiência na licenciatura em pedagogia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1280492144343487 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2640094533229805 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article seeks to understand the significance of the Philosophy of Education for the training of future teachers in pedagogy, considering that this field plays a fundamental role for these future educators, acting in a critical and reflective manner. The hermeneutic study, of a bibliographic nature, examines how this discipline can enrich the pedagogical approaches of future pedagogues, including a literature review regarding the relationship between the Philosophy of Education and teacher training in pedagogy, highlighting the contributions of philosophers and thinkers. The conclusion emphasizes the need to value and enhance the role of the Philosophy of Education in the training of pedagogues, promoting a critical approach to philosophy contextualized within pedagogical practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NATHÁLIA BATISTA DE ANDRADE 2024.pdf | 295,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons